Gaudium news > Papa Francisco abrirá a “Porta Santa da Caridade” no coração de Roma

Papa Francisco abrirá a “Porta Santa da Caridade” no coração de Roma

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 11-12-2015, Gaudium Press) Após abrir a Porta Santa da Basílica de São Pedro no último dia 08 de dezembro, e de abrir a da Basílica de São João de Latrão neste sábado, 13, o Santo Padre Francisco também passará pela “Porta Santa da Caridade” que se instalará no coração de Roma a partir do próximo dia 18 de dezembro.

Papa Francisco abrirá a ?Porta Santa da Caridade? no coração de Roma 1.jpg

Trata-se de uma iniciativa que durante todo o Ano Santo da Misericórdia promove o Vicariato de Roma, a partir da Cáritas diocesana, que convida aos fiéis a fazer gestos concretos de caridade atravessando a “Porta Santa” que leva ao serviço no refeitório e hospital Luigi Di Liegro de Cáritas, situado na estação de trem Termini.

“É um ‘pequeno povo da caridade’ no coração da capital, onde os irmãos e irmãs em dificuldade encontram acolhida, escuta e ajuda para as suas necessidades. É uma obra fundada em 1987 pelo falecido Dom Luigi Di Ligero -primeiro diretor da Cáritas romana- que, com o compromisso de milhares de voluntários, nestes anos, tem ‘falado’ à cidade”, comenta Dom Enrico Feroci, Diretor da Cáritas de Roma, em mensagem difundida pela organização caritativa da Igreja particular.

Papa Francisco abrirá a ?Porta Santa da Caridade? no coração de Roma 2.jpgDe acordo com Dom Feroci, esta “Porta Santa da Caridade”, pela qual cruzará o Santo Padre, “não entrará em um lugar, mas fará entrar ‘em meio'”, convertendo-se “em sinal de disponibilidade, de solidariedade, de amor, do lugar onde os pobres são acolhidos e vivem; uma porta que conduz ao encontro de Deus no pobre, porta através da qual cada discípulo de Cristo deve entrar para ‘gostar’ da Misericórdia (…) Um lugar para tocar a carne de Cristo presente nos necessitados desta cidade”.

Tal como ocorre ao passar pela Porta Santa em uma Basílica, na da caridade também será possível ganhar a Indulgência Plenária outorgada para este Ano Santo da Misericórdia. “Esta experiência é aquela que como Cáritas oferecemos aos peregrinos que cruzem pela Porta Santa e verão nos centros de Roma para fazer um serviço de voluntários em um dos refeitórios e albergues; nas condições previstas pela Penitenciaria Apostólica para este Jubileu, será possível ganhar a Indulgência”, diz o Diretor da Cáritas de Roma.

Precisamente no dia 10 de dezembro foram inaugurados o albergue “Don Luigi Di Liegro” e o refeitório “São João Paulo II” na estação Termini, cujas instalações se encontravam em renovação.

A reinauguração de ambos centros da caridade foi presidida pelo Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa para a Diocese de Roma, que abençoou as instalações renovadas e desvelou a “Porta Santa da Caridade” na qual se destaca o ícone do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A abertura desta porta será no próximo dia 18 às 16h30.

Durante a bênção, o Cardeal assinalou sobre o lugar: “é um pequeno milagre, uma obra que deve convencer a todos que quando se conspira para o bem se podem fazer tantas coisas. A cultura do positivo, com a justa dialéctica, deve levar ao bem que une. Esta é a missão profética do albergue”.

O purpurado acrescentou: “Neste lugar se poderá lucrar a Indulgência fazendo serviço aos pobres. É este o espírito do Jubileu: uma experiência que deve melhorar-nos, que deve fazer homens e mulheres unidos pela misericórdia, por força do amor”. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas