Papa Francisco abrirá a “Porta Santa da Caridade” no coração de Roma
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 11-12-2015, Gaudium Press) Após abrir a Porta Santa da Basílica de São Pedro no último dia 08 de dezembro, e de abrir a da Basílica de São João de Latrão neste sábado, 13, o Santo Padre Francisco também passará pela “Porta Santa da Caridade” que se instalará no coração de Roma a partir do próximo dia 18 de dezembro.
Trata-se de uma iniciativa que durante todo o Ano Santo da Misericórdia promove o Vicariato de Roma, a partir da Cáritas diocesana, que convida aos fiéis a fazer gestos concretos de caridade atravessando a “Porta Santa” que leva ao serviço no refeitório e hospital Luigi Di Liegro de Cáritas, situado na estação de trem Termini.
“É um ‘pequeno povo da caridade’ no coração da capital, onde os irmãos e irmãs em dificuldade encontram acolhida, escuta e ajuda para as suas necessidades. É uma obra fundada em 1987 pelo falecido Dom Luigi Di Ligero -primeiro diretor da Cáritas romana- que, com o compromisso de milhares de voluntários, nestes anos, tem ‘falado’ à cidade”, comenta Dom Enrico Feroci, Diretor da Cáritas de Roma, em mensagem difundida pela organização caritativa da Igreja particular.
De acordo com Dom Feroci, esta “Porta Santa da Caridade”, pela qual cruzará o Santo Padre, “não entrará em um lugar, mas fará entrar ‘em meio'”, convertendo-se “em sinal de disponibilidade, de solidariedade, de amor, do lugar onde os pobres são acolhidos e vivem; uma porta que conduz ao encontro de Deus no pobre, porta através da qual cada discípulo de Cristo deve entrar para ‘gostar’ da Misericórdia (…) Um lugar para tocar a carne de Cristo presente nos necessitados desta cidade”.
Tal como ocorre ao passar pela Porta Santa em uma Basílica, na da caridade também será possível ganhar a Indulgência Plenária outorgada para este Ano Santo da Misericórdia. “Esta experiência é aquela que como Cáritas oferecemos aos peregrinos que cruzem pela Porta Santa e verão nos centros de Roma para fazer um serviço de voluntários em um dos refeitórios e albergues; nas condições previstas pela Penitenciaria Apostólica para este Jubileu, será possível ganhar a Indulgência”, diz o Diretor da Cáritas de Roma.
Precisamente no dia 10 de dezembro foram inaugurados o albergue “Don Luigi Di Liegro” e o refeitório “São João Paulo II” na estação Termini, cujas instalações se encontravam em renovação.
A reinauguração de ambos centros da caridade foi presidida pelo Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa para a Diocese de Roma, que abençoou as instalações renovadas e desvelou a “Porta Santa da Caridade” na qual se destaca o ícone do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A abertura desta porta será no próximo dia 18 às 16h30.
Durante a bênção, o Cardeal assinalou sobre o lugar: “é um pequeno milagre, uma obra que deve convencer a todos que quando se conspira para o bem se podem fazer tantas coisas. A cultura do positivo, com a justa dialéctica, deve levar ao bem que une. Esta é a missão profética do albergue”.
O purpurado acrescentou: “Neste lugar se poderá lucrar a Indulgência fazendo serviço aos pobres. É este o espírito do Jubileu: uma experiência que deve melhorar-nos, que deve fazer homens e mulheres unidos pela misericórdia, por força do amor”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário