Penitenciário-mor explica indulgência no Ano Santo
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 10/12/2015, Gaudium Press) – Nos últimos tempos, desde que foi anunciado o Ano Santo da Misericórdia, fala-se bastante de que durante esse Ano será possível obter a Indulgência jubilar, passando em peregrinação pela Porta Santa como sinal de profunda conversão, reconciliação e arrependimento.
A uma pergunta ainda fica sendo devida uma resposta: o que é a indulgência?
A indulgência, de acordo com a doutrina católica, é a remissão total diante de Deus da “pena temporal” para os pecados já perdoados na Confissão no que diz respeito à “culpa”.
Isso porque todo pecado, mesmo tendo sido perdoado por Deus, deixa um resíduo (de pena) a ser purificado – aqui na terra ou depois desta vida – a fim de que o amor seja totalmente imaculado.
Foi a esse propósito que o penitenciário-mor da Penitenciaria Apostólica, Cardeal Mauro Piacenza, disse à Rádio Vaticana, em entrevista.
São palavras do Purpurado:
– “Absolvidos os pecados, a desproporção entre a santidade de Deus e o seu amor e a negatividade do pecado é tão grande que permanecem resíduos: o pecado é perdoado, mas permanecem resíduos de pena.
Eis então que a Indulgência – e aí está a sua preciosidade – reside no fato de poder desfrutar da misericórdia infinita de Deus que purifica tudo – se não fosse irreverente, se poderia falar de uma espécie de aspirador de pó divino – eliminando todo e qualquer resíduo.
Por conseguinte, quando uma pessoa recebeu a Indulgência, após a Confissão, efetivamente é como depois do Batismo: praticamente recomeça uma nova vida.
Portanto, se pode ilustrar isso e, sobretudo, possibilitar as pessoas a se colocarem nas condições de poder receber a Indulgência.
É claro que existem as condições para a Indulgência, ou seja, a Comunhão e a Confissão no arco de tempo conveniente, o fato de rezar segundo as intenções do Santo Padre, o fato de rezar um Pai-Nosso e um Credo… mas isso é nada diante daquilo que nos é dado, mas deve existir porque, de certa forma, estrutura o modo de receber a Indulgência.
Porém, o fundamental é a contrição do coração, isto é, um ato de amor perfeito diante de Deus e em favor do próximo.
E isso nos faz obter a Indulgência.
O Ano Santo se perfaz sobre dois pontos centrais, que são a Confissão e a Indulgência.” (JSG)
Deixe seu comentário