Papa Francisco expressa pesar pelo falecimento do Cardeal Carlo Furno
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 10/12/2015, Gaudium Press) – Aos 94 anos, faleceu na quarta-feira o Cardeal Carlo Furno, Grão-mestre emérito da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém e arcipreste emérito da Basílica de Santa Maria Maior.
O Papa Francisco expressou seus sentimentos em um telegrama endereçado ao decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, onde ele recorda agradecido a colaboração que, por décadas, o purpurado prestou à Santa Sé.
Francisco afirma que eleva orações de sufrágio a fim de que o Senhor o acolha na alegria e na paz eterna. Concede também sua “Bênção apostólica aos que partilham a dor pelo falecimento de tão benemérito purpurado”.
Por décadas, Dom Furno serviu à diplomacia Vaticana, inclusive como núncio apostólico.
Em seu longo serviço diplomático, o Cardeal Furno foi núncio apostólico no Peru, Líbano, Brasil e Itália. No Brasil, ele dirigiu a Nunciatura por dez anos, de 1982 até 1992.
Cardeal Julio Terrazas Sandoval
O Santo Padre expressou também o seu profundo pesar pelo falecimento, aos 79 anos, do arcebispo emérito de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, Cardeal Julio Terrazas Sandoval.
Em telegrama assinado pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, o Papa manifestou seu pesar aos pastores, clero e fiéis da Igreja na Bolívia.
Francisco une-se a todos e em sua mensagem lê-se que “com fervorosas orações de sufrágio para que o Senhor conceda a paz a quem com a luz da fé e a força da esperança se manteve fiel ao ministério recebido, e com generosidade e destemor dedicou sua vida ao serviço do Evangelho, da justiça e da paz”.
O Papa Francisco, ao concluir, invoca a intercessão materna da Virgem Maria, concedendo sua Bênção apostólica aos que choram a perda do único cardeal da Bolívia. (JSG)
Deixe seu comentário