Gaudium news > Festa da Padroeira de Campinas (SP) tem caminhada e Celebração Eucarística Solene

Festa da Padroeira de Campinas (SP) tem caminhada e Celebração Eucarística Solene

Campinas – São Paulo (Quarta-feira, 09-12-2015, Gaudium Press) Na cidade de Campinas, os devotos marianos celebraram nesta terça-feira, 8 de dezembro, a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, considerada a Padroeira da Arquidiocese e da Catedral Metropolitana.

view (7).jpgNesta ocasião, a cerimônia contou com um outro momento de oração e devoção: a caminhada arquidiocesana, que reuniu centenas de pessoas, partindo da Basílica Nossa Senhora do Carmo até a Catedral Metropolitana.

A peregrinação acolheu desde lideranças de todas as paróquias da arquidiocese até representantes do clero, seminaristas e religiosos.

No final, o Arcebispo de Campinas, Dom Airton José dos Santos, celebrou uma Santa Missa Solene em honra a Nossa Senhora.

A Missa recordou também os 30 anos de Ordenação Presbiteral de Dom Airton, ordenado em 8 de dezembro de 1985, pelo então Bispo da Diocese de Santo André, Dom Cláudio Hummes.

Houve ainda a promulgação do Plano de Pastoral Orgânica da Arquidiocese de Campinas, com vigência para o período de 2015 a 2019.

História

De acordo com dados históricos da arquidiocese, a escolha da Padroeira da então Diocese de Campinas ocorreu de forma automática, por meio do nome que originou a cidade, a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas, após a chegada de imigrantes portugueses que trouxeram a devoção mariana para a região.

Logo, a primeira capela dedicada à Imaculada Conceição de Maria foi erguida em 1774, sendo a primeira missa celebrada em 14 de julho daquele mesmo ano, pelo Vigário interino da nova Paróquia, Frei Antônio de Pádua. A data é considerada a oficial da cidade de Campinas.

Na época, a capela era estreita e baixa e, conforme a tradição, coberta de sapé. O espaço serviu de sede da paróquia até o ano de 1781.

Em 8 de dezembro de 1883, a atual Catedral Metropolitana foi inaugurada, e mais tarde, houve a criação da Diocese de Campinas, em 7 de junho de 1908. Neste mesmo tempo, a Matriz Nossa Senhora da Conceição foi elevada à condição de Catedral.

Nos dias de hoje, a igreja é considerada a maior no mundo construída em taipa de pilão. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas