Gaudium news > Mestrado sobre História da Igreja na América é lançado em Roma

Mestrado sobre História da Igreja na América é lançado em Roma

Roma – Itália (Quarta-feira, 09-12-2015, Gaudium Press) “Historia Ecclesiae in America”, assim se intitula o Mestrado que recentemente lançou o Pontifício Ateneu “Regina Apostolorum” de Roma, com o patrocínio do Pontifício Comitê de Ciências Históricas da Santa Sé, e a colaboração do Instituto de História do Mediterrâneo do Conselho Superior de Investigações Científicas e do Foro Hispano-americano Francisco Vitoria.

Mestrado sobre História da Igreja na América é lançado em Roma.jpg

A proposta acadêmica, com uma duração de dois anos (períodos acadêmicos 2015-2016 e 2016-2017), nasceu com o objetivo de apoiar a capacitação de investigadores e docentes em historiografia religioso-cultural da América, especialmente, em história da Igreja Católica no continente.

De acordo com a proposta do programa educativo, “a necessidade de contar com uma especialização neste âmbito é vivamente sentida e compartilhada por aqueles que se ocupam do estudo das identidades culturais do continente. Sem conhecimento da história, não há consciência da própria identidade. Sem memória do passado, não se compreendem os desafios do presente nem se assume com responsabilidade um projeto de futuro”; sobretudo quando, até então, a história da Igreja na América havia carecido de um título universitário.

Neste sentido, a proposta pretende capacitar a investigadores e docentes universitários e dos seminários de toda América, para assim “sair ao encontro das exigências das pessoas latino-americanas e norte-americanas presentes na Itália que desejam receber uma formação humanística em nível de pós-graduação universitária ou simplesmente de aperfeiçoar o conhecimento de sua própria história, e de apoiar a formação cultural do clero norte-americano que deve exercer seu ministério com os hispanos nos Estados Unidos”.

O Mestrado se dirige especialmente aos investigadores, docentes e estudiosos de história da Igreja no continente americano; licenciados e doutores em disciplinas eclesiásticas; e pessoas cultas interessadas no papel da Igreja na história das nações americanas.

Tal como se escreve na proposta acadêmica, o Mestrado oferece os seguintes conhecimentos: um quadro completo de referência da história eclesiástica de toda América; relações entre Fé e cultura, Igreja e sociedade, raízes cristãs e secularização; e contribuição das várias confissões cristãs e outras religiões estabelecidas no continente.

As aulas serão ministradas em espanhol, algumas em inglês e em italiano. Para seu estudo, será necessária uma estadia em Roma de ao menos três meses durante o biênio de desenvolvimento de todo o programa acadêmico. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas