Arcebispo comenta mudanças no episcopado de Olinda e Recife
Recife – Pernambuco (Segunda-feira, 07-12-2015, Gaudium Press) A Igreja de Olinda e Recife iniciará o ano de 2016 com novidades: mais de 60 sacerdotes e paróquias arquidiocesanas. Nesta última quinta-feira, 3 de dezembro, o processo de nomeações e transferências foi concluído e divulgado pela Arquidiocese.
As mudanças, conforme explica o site da Arquidiocese de Olinda e Recife, fazem parte da dinâmica da Igreja e estão previstas na Legislação Complementar da CNBB. Além disso, a diretriz ainda prevê alterações antes do período previsto, isso quando existe a necessidade.
O Arcebispo Dom Fernando Saburido acredita que todas as decisões tomadas até aqui pela Igreja foram decididas de forma fraterna. “Foi um processo lento, de muito diálogo, e finalmente nós chegamos a um bom termo”.
“Fiquei contente com a maneira como os padres responderam com aceitação, humildade, entendendo que é um momento importante na vida deles E que é orientação da Igreja”, contou.
Além disso, o prelado reforçou ao dizer que as alterações serão boas e que trarão um novo ânimo aos presbíteros e aos fiéis. “Isso vai ser muito bom para os sacerdotes e também para o povo de Deus que deve acolher com alegria os novos sacerdotes ajudando-os da mesma forma que ajudaram o anterior a serem bons pastores”, acrescentou.
Agora, as posses nas novas paróquias serão definidas pelos sacerdotes, que deverão entrar em contato com a secretaria do arcebispado e assim, combinar uma data específica. E conforme as possibilidades, os bispos, bem como vigários gerais e episcopais poderão participar das cerimônias.
Sobre as novas paróquias arquidiocesanas, o comunicado oficializando as mudanças afirma que duas comunidades já foram votadas e aprovadas pelo Conselho Presbiteral, e logo, serão instaladas ainda este ano.
As paróquias que serão instaladas em breve são a do Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro de Jaguaribe, cidade de Escada; e a de Santo Antônio, na Vila Tamandaré, no Recife.
Ainda há mais três propostas que serão discutidas na próxima reunião do conselho. A ideia, segundo a organização arquidiocesana, é de instituir as paróquias de Porto de Galinhas, UR-5 Ibura e Peixinhos, e neste caso, seria feita uma reestruturação na atual paróquia Nossa Senhora da Ajuda, em Peixinhos, e Nossa Senhora da Conceição, em Beberibe. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife
Deixe seu comentário