Admiradores do padre Rafael García Herreros promovem homenagem ao religioso dentro da 22ª Feira Internacional do Livro
Bogotá (Sexta, 21-08-2009, Gaudium Press) Durante a 22ª Feira Internacional do livro de Bogotá a organização ‘Minuto de Deus’ celebrou ontem, no salão León de Greiff, os 100 anos do nascimento do sacerdote eudista Rafael García Herreros por meio do lançamento de 16 obras inéditas e da reedição da biografia ‘Uma vida e uma obra’, todas publicações escritas pelo padre Diego Jaramillo, atual presidente da entidade ‘Minuto de Deus’. A primeira edição da biografia foi lançada quando o homenageado tinha 50 anos, em 1959.
“Hoje lançamos 17 obras e ainda há outras oito no caminho, um total de 25 que resumiriam meu ponto de vista sobre o trabalho do padre García”, disse o religioso, reconhecendo que algumas obras ainda não estão prontas.
Entrevistado com exclusividade pela Gaudium Press, o sacerdote disse que o padre Rafael ‘sempre tem nos (colombianos) acompanhado (…) hoje na Feira Internacional do Livro o recordamos com o objetivo de continuar esta homenagem até o próximo Banquete del Millón (49ª edição; evento solidárioda Colômbia e uma das principais obras da entidade)’.
Segundo o religioso, o padre García era ‘realmente apaixonado pela Igreja’, e deu seu testemunho sobre o que a fé e o compromisso implicam ao homem, especialmente ‘ao mais necessitado’. Ele também teria sido ‘um pensador, um humanista e um apaixonado pelas pessoas (…) ele tinha uma relação especial com Deus’.
O evento
O evento da entidade sem fins lucrativos – dentro da feira do livro – reuniu especialistas que trataram de diversos aspectos dos 58 anos de sacerdódio do padre García, cujo trabalho é tido hoje como exemplar pela Colômbia e pelo mundo.
O bispo da diocese de Engativá, monsenhor Héctor Gutiérrez, o embaixador da Colômbia no Reino Unido, Mauricio Rodríguez, a ex-ministra da Cultura da Colômbia, Elvira Cuervo de Jaramillo, o radialista Alberto Casas e os sacerdotes Eduardo Hadad e Eduardo Pizano também palestraram.
Alberto Casas expressou com propriedade a importância e a admiração pelo sacerdote eudista entre os meio de comunicação atuais. “Ele convocou o país a se unir pela causa e a ajudar um cidadão de escassos recursos a fim de lhe conseguir uma casa própria e uma vida digna”.
Para o radialista, seria crucial contar ‘com a presença conciliadora e amigável do padre García’ no momento vivido hoje pela Colômbia, ‘com tantas incompreensões e desavenças com os países vizinhos e entre os próprios colombianos’.
Deixe seu comentário