Jovens do Burundi realizam caravana pela paz
Bujumbura (Sexta, 21-08-2009, Gaudium Press) Jovens católicos do Burundi, pequeno e pobre país africano situado entre a Ruanda, a Tanzânia e o Congo, alcançaram hoje a capital do país após três dias de caminhada da Caravana Cultural pela Paz e Reconciliação.
A Caravana foi promovida pelo movimento católico juvenil “Chiro” e pretende sensibilizar os burundineses a retornarem aos valores da paz, da convivência e da reconciliação, segundo um dos líderes da iniciativa, Emmanuel Niyongabo. Fundado em Wallonia, na Bélgica, em 1934, o movimento “Chiro” conta 104 mil membros no país africano.
“Nos anos passados deixamos de lado a nossa cultura e adotamos contravalores que nos levaram a cometer homicídios entre nós mesmos”, afirma o jovem.
Os jovens participantes da Caravana são provenientes de sete dioceses do país. Eles continuarão realizando a sua programação no estádio de futebol de Bujumbura, cujas atividades prosseguirão até este final de semana com cantos, danças, recitações e orações.
Desde a época em que ainda era uma colônia alemã e, depois, belga, o Burundi tem um longo histórico de violentos conflitos entre os grupos étnicos dos hutus e dos tutsi.
Deixe seu comentário