Gaudium news > Papa envia mensagem ao Congresso Eucarístico Nacional da Índia

Papa envia mensagem ao Congresso Eucarístico Nacional da Índia

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 12-11-2015, Gaudium Press) Ao Congresso Eucarístico Nacional da Índia -que se iniciou hoje em Mumbai com o tema “Nutridos por Cristo para nutrir aos demais”- o Papa enviou uma vídeo-mensagem desejando que o evento seja “arauto da alegria e felicidade” para todo o povo indiano.

“O Congresso Eucarístico é um dom de Deus, não somente para os cristãos da Índia, mas para toda a povoação de um país tão culturalmente diverso como espiritualmente rico. Durante milhares de anos, a Índia foi permeada pelo desejo de verdade, da busca do divino, pelo esforço na bondade e amabilidade”, expressou o Pontífice na mensagem.

“A Eucaristia, como o tema escolhido assinala acertadamente, nos nutre. Como sublinhei na homilia do Corpus Domini, ‘a Eucaristia atualiza o Pacto que nos santifica, nos purifica e nos une na maravilhosa comunhão com Deus. Assim aprendemos que a Eucaristia não é só uma recompensa para os bons, mas também a fortaleza para os débeis e pecadores. É o perdão e o sustento que nos ajuda em nosso caminho'”.

A eucaristia é o alimento que sacia “fomes” muito profundas que habitam no ser humano.

“Hoje todos os seres humanos no mundo necessitam alimento. E este alimento não é só o que serve para satisfazer a fome física. Há outras fomes -de amor, de imortalidade da vida, de afeto, de ser cuidado, de perdão, de misericórdia. Esta fome pode ser saciada somente pelo pão que vem das alturas. Jesus mesmo é o Pão vivo que dá a vida ao mundo. Seu corpo oferecido por nós na Cruz, seu sangue derramado para o perdão dos pecados da humanidade se faz disponível para nós no pão e no vinho da Eucaristia que se transforma na consagração”.

A nutrição que provem da Eucaristia deve dar fruto no âmbito social.

“Mas a Eucaristia não termina com a participação no pão e no sangue do Senhor. Nos leva à solidariedade com os demais. A comunhão com o Senhor é necessariamente uma comunhão com nossos irmãos e irmãs. E, portanto, o que se nutre do corpo e do sangue de Cristo não pode permanecer impassível quando vê que seus irmãos sofrem a miséria e a fome. Os alimentados pela Eucaristia estamos chamados a levar a alegria do Evangelho àqueles que não a receberam. Fortalecidos pelo Pão vivo estamos chamados a levar a esperança aos que vivem nas trevas e no desespero”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas