Igreja na Índia inicia Congresso Eucarístico Nacional
Mumbai – Índia (Quinta-feira, 12-11-2015, Gaudium Press) A Igreja na Índia inicia nesta quinta-feira, 12, seu Congresso Nacional Eucarístico, que irá até o dia 15 de novembro na cidade de Mumbai e que contará com a presença de um legado papal, quatro Cardeais indianos, 71 Bispos e 665 delegados. O Cardeal Oswald Gracias, Arcebispo de Mumbai, indicou em uma declaração prévia ao evento que o objetivo do mesmo é “ser capazes de aprofundar nosso entendimento, apreciação e amor à Eucaristia para encontrar a presença do Senhor e sair ao mundo para alimentar aos outros como nós somos alimentados”.
Este tema será o centro da reflexão do Congresso Eucarístico ao qual foi delegado como representante do Santo Padre o Cardeal Malcolm Ranjith, Arcebispo de Colombo, Sri Lanka. Além deste purpurado estarão presentes os Cardeais Telesphore Toppo, Baselios Cleemis, George Alencherry e o Cardeal Gracias.
A conferência de abertura será ministrada pelo Arcebispo de Ranchi, Cardeal Toppo, que recordará seu encontro pessoal com a Beata Madre Teresa de Calcutá que lhe afirmou “Jesus na Santa Eucaristia é a fonte de minha fortaleza”. Esta devoção eucarística é destacada pela Igreja como o segredo do êxito da Madre Teresa e das Missionárias da Caridade: “Começar uma nova comunidade significa abrir um novo tabernáculo”.
Como prova desta realidade, o testemunho da Irmã M. Prema, Superiora General das Missionárias da Caridade, será compartilhado na tarde do primeiro dia. No Congresso Eucarístico Nacional também se compartilharão os testemunhos de dois sobreviventes dos ataques anticristãos de Kandhamal em Orissa, quando em 2008 se produziu o pior ato de violência contra a minoria cristão na história da Índia.
“Estamos agradecidos a Deus por este Congresso”, concluiu o Cardeal Gracias em sua declaração. “É um convite para cada um de nós, os filhos e filhas da Índia, para entrar ainda mais profundo nos mistérios da Eucaristia, que é o caminho pelo qual o Filho de Deus nos dá a nós. Que Maria, Mãe de Nosso Senhor Eucarístico interceda por nós junto ao seu Filho”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário