Gaudium news > Aprender a perdoar em família reforça a sociedade, afirma Papa Francisco

Aprender a perdoar em família reforça a sociedade, afirma Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 05/11/2015, Gaudium Press) – O Papa Francisco convidou os fiéis, durante a Audiência Geral da última quarta-feira, a que cortassem pela raiz o principal problema que permeia o interior das famílias e que ele aponta como sendo o rancor e a dificuldade de perdoar.

Francisco lembrou que, constantemente, as ofensas são inevitáveis, mas que sempre se pode pedir desculpas:

“Todos os dias ofendemos, fazemos mal de um ou outro modo. Mas o que se pede é que sejam curadas imediatamente as feridas que causamos e restaurados os vínculos que se romperam”.

Pedir perdão é geralmente complicado, recordou o Papa ao explicar qual o modo mais fácil modo más fácil de pedir desculpas:

“Se esperamos demais, tudo é mais difícil. Mas, existe um remédio muito simples e eficaz: Não deixar que termine o dia sem pedir desculpas, sem fazer as pazes. Fazer as pazes os pais entre si e com os filhos e também com os irmãos.

Não há necessidade de se fazer um grande discurso. Basta um gesto e pronto.

Assim o casal e a família edificam uma casa mais sólida, resistente a nossas pequenas e grandes más ações”.

A estratégia ensinada por Francisco não se limita a pedir desculpas dentro da própria casa, mas a criar uma cultura do perdão que se espalhe também pela sociedade.

Segundo o Santo Padre, “O Sínodo viu na capacidade de perdoar e perdoar-se não uma maneira de evitar as divisões em família, mas também uma entrada na sociedade, para que seja menos malvada e cruel”.

Para o Papa, “Certamente, as famílias cristãs podem fazer muito pela sociedade e pela Igreja”. E é o que ele deseja incentivar com suas palavras. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações RomeReports.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas