Quase metade dos distritos da Índia são afetados pela seca, diz governo do país
Nova Délhi (Quinta, 20-08-2009, Gaudium Press) O governo da Índia admitiu nesta quinta-feira que a seca afeta 246 dos mais de 600 distritos do país e anunciou medidas para ajudar os trabalhadores rurais, prejudicados por uma estação de monção menos chuvosa do habitual, informou a agência Efe.
Em comunicado, o Ministério de Agricultura indiano explicou que, no dia 16 de agosto, o país sofria um déficit de chuvas de 28%, algo que “certamente terá impacto na produção e na produtividade” agrícola.
Ainda segundo a agência, o ministério lamentou que a monção esteja sendo especialmente fraca no terço sudoeste e reconheceu que a seca foi declarada pelo menos em uma parte ou na totalidade de dez Estados da Índia, o que faz com que haja uma menor superfície para semear arroz.
O governo pediu aos Estados que promovam o cultivo de sementes que façam com que a colheita amadureça antes e anunciou um subsídio de 7,5 rúpias (US$ 0,15) para o diesel nos distritos onde o déficit de chuvas passar de 50%.
O ministro de Interior indiano, P. Chidambaram, disse que o preço mínimo do arroz aumentou em 100 rúpias por quintal (45,45 quilos) em todos os cereais para ajudar os agricultores.
“A situação vai evoluindo e o governo responderá da forma apropriada”, disse o ministro, que garantiu que o país tem reservas de cereais para os próximos 13 meses, segundo a agência Ians.
Nesta sexta-feira acontecerá em Nova Déli uma reunião de todos os departamentos regionais de Agricultura, presidida pelo ministro Sharad Pawar, para buscar soluções à seca.
Deixe seu comentário