Gaudium news > Site católico para homens nos EUA destaca 10 razões para se rezar o Santo Rosário

Site católico para homens nos EUA destaca 10 razões para se rezar o Santo Rosário

Wisconsin – Estados Unidos (Sexta-feira, 23-10-2015, Gaudium Press) A plataforma católica para homens The Catholic Gentleman destacou um artigo pelo Padre Ed Broom, Sacerdote Oblato da Virgem Maria, como um convite aos homens católicos para renovar seu compromisso de oração com o Santo Rosário. Segundo o artigo, da mesma maneira como os empresários, grandes líderes tem metas claras e fortes motivações, os homens católicos devem saber o que querem e ter um forte compromisso para conquistá-lo. Diante da meta da salvação, o artigo propõem a oração do Santo Rosário como um meio eficaz para focar nossas energias em Deus e motivar-nos na vida de oração.

Site católico para homens nos EUA destaca 10 razões para se rezar o Santo Rosário 1.jpg

O sacerdote citou a célebre frase de Santo Agostinho: “Aquele que ora bem vive bem, quem vive bem morre bem, e para quem morre bem todo está bem”, para recordar a chave fundamental para a salvação que significa a oração. “Nossa Senhora tem uma oração que enche seu coração de alegria: a Ave Maria e o Santíssimo Rosário”, propôs que o sacerdote. “Cada vez que é orado com atenção e coração sincero, o coração de Nossa Senhora se enche de alegria. Portanto ofereçamos 10 motivos para rezar o Santo Rosário”.

Recomendado pela Santíssima Virgem

O primeiro deste motivos são as revelações da Santíssima Virgem Maria em Fátima, Portugal. Durante as seis aparições aos três pequenos meninos, Jacinta, Francisco e Lúcia, a Santíssima Virgem insistiu em uma ordem concreta: rezar o Rosário. Se a ordem concreta à Santíssima Virgem não desse suficiente, o segundo motivo oferecido pelo sacerdote é a identificação mesma da Mãe de Deus com esta poderosa oração: na última das aparições de Nossa Senhora em Fátima, a Santíssima Virgem Maria se identificou como Nossa Senhora do Rosário. “O sentido comum nos diz que ela de verdade quer que nós oremos o Rosário!”, exclamou o Padre Broom. Um terceiro motivo é o pedido do Papa São João Paulo II, que dedicou um importante escrito a promovê-lo. A Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, e quem ele mesmo indicou que era sua oração favorita.

Outro importante motivo é a utilidade do Santo Rosário para obter o bem para as famílias. No documento “A Santíssima Virgem Maria e o Rosário” de São João Paulo II, o Pontífice indicou que o Santo Rosário deveria ser rezado em favor da família, a qual está sob ataque e em situação de crise. Para o Padre Broom, a realidade atual em muitos países faz evidente a necessidade de orar diante do Santíssimo Rosário. Da mesma maneira, o quinto motivo para rezar habitualmente o Santo Rosário é a paz do mundo. Em um contexto de tensões e conflitos em muitos países, “o Rosário pode ser nosso escudo e proteção”. “Ao final da Primeira Guerra Mundial, Nossa Senhora de Fátima afirmou claramente que as guerras vêm como resultado do pecado. Se as pessoas não paravam de pecar então uma guerra mundial pior surgiria. Depois de 20 anos, a Segunda Guerra Mundial iniciou”, recordou o sacerdote. “O pecado produz guerra, a oração produz paz do coração, da mente e da alma e harmonia entre os povos”.

O sexto motivo é para salvar as nossas crianças. Segundo o sacerdote “nunca vivemos em uma sociedade com tantos perigos, especialmente com respeito às nossas crianças e jovens”. Diante da promoção da imoralidade e os ataques contra as virtudes como a pureza, o Padre Broom exortou a empregar o Santo Rosário como uma fonte de proteção. “Devemos proteger nossas crianças no Puríssimo e Imaculado Coração de Maria. Ela é um oásis, um refúgio, uma arca de segurança e proteção”.

Devolver a ordem e superar as adversidades

O Santo Rosário é um meio eficaz para ordenar nossas desordens e para encontrar a paz interior da alma e da mente. Estes dois motivos têm um profundo tom teológico. “Como resultado do pecado original que todos herdamos no momento de nossa Concepção, nossa vida está marcada com a desordem. Nosso processo de pensamento, nossa vontade, nosso estado emocional, nossa alma, nossas intenções, nossa família e nossa vida social, todas tem um certo grau de desordem”, advertiu o sacerdote. De maneira oposta a como o pecado traz a desordem, a oração traz a ordem. “Orar a Nossa Senhora comunica a nossa alma e as nossas vidas o Espírito Santo, e o Espírito Santo é um Deus de ordem”. Além disso, recordou que a Santíssima Virgem é chamada Rainha da Paz e que o Santo Rosário “pode definitivamente trazer-nos essa paz que nossos corações anelam tão ardentemente”.

O novo motivo é que o Santo Rosário é uma oração bíblica, e que São João Paulo II inclusive a recomendava como um resumo de todo o Evangelho. Tanto as orações do Pai Nosso e da Ave Maria estão inspiradas nos textos do Evangelho, e os mistérios contemplados ajudam a conhecer a Jesus e a Maria melhor, da maneira como são apresentados pela Palavra de Deus, e “converter-nos em ardentes apóstolos em um mundo marcado com tanta frieza e indiferença”.

Site católico para homens nos EUA destaca 10 razões para se rezar o Santo Rosário 2.jpg

Finalmente o Padre Broom indicou que o Rosário é um poderoso meio para superar nossas adversidades. “Davi teve que lutar com a ferocidade e malícia do gigante Golias. Estrategicamente não havia outra maneira de que este pequeno pastor sem experiência e sem preparação pudesse derrotar ao gigante Golias. Isso era como uma formiga contra um elefante. No entanto, a Bíblia nos ensina uma verdade muito certa: Nada é impossível com Deus”. Da mesma maneira como ele que seria Rei de Israel derrotou ao gigante com uma arma aparentemente simples, os fiéis podem acudir ao Santo Rosário em sua batalha espiritual. “Acudamos à Rainha do Céu e da Terra e tiremos nossa funda espiritual que é o Santíssimo Rosário e ganhemos a batalha. Jesus é o Rei do Céu e da Terra e Nossa Senhora é Rainha. Encontremos seguro Refúgio sob seu manto celestial”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas