Paróquia gaúcha exalta Nossa Senhora das Graças em exposição pelos seus 60 anos
Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Sexta-feira, 16-10-2015, Gaudium Press) Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa é vista como uma das representações da Virgem Maria mais conhecidas pelo mundo, uma vez que tivera feito a sua aparição diante de Catarina Labouré – canonizada mais tarde em 1947 pelo Papa Pio XI -, na França no ano de 1830, pedindo para a então religiosa que criasse a Associação de Filhos e Filhas de Maria, conhecida atualmente como Juventude Mariana Vicentina.
Considerando esse contexto histórico para sua fundação, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Canoas, em Porto Alegre, vem promovendo a exposição intitulada “Nossa Senhora das Graças: 60 anos de Fé e vida em comunidade”, que resgata os 60 anos de edificação da comunidade.
A mostra que prossegue até o dia 25 de outubro foi uma ideia que partiu de um grupo de voluntários, responsável em resgatar os fatos e registros para compor a exposição.
Através de painéis, a Paróquia reúne informações, relatos e imagens do início da comunidade paroquial, bem como dos primeiros sacerdotes e das Irmãs Servas do Espírito Santo e das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus.
Além disso, é possível conferir o trabalho desenvolvido pelas pastorais e movimentos paroquiais e os momentos mais marcantes das grandes festas litúrgicas realizadas ao longo desses anos, como a Festa da Padroeira.
A Paróquia Nossa Senhora das Graças ainda organizou a exposição de um vídeo com depoimentos de pessoas que fizeram e ainda fazem parte da história da igreja, assim como as imagens do livro tombo da comunidade, com registros escritos à mão.
A mostra “Arte com Nossa Senhora”, promovida pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre, reúne telas doadas por artistas do Rio Grande do Sul, do Distrito Federal e do Paraná representando Nossa Senhora das Graças, sendo inspiradas pelos diferentes povos e nações pelo mundo.
Há mais de 20 anos atuando na paróquia junto aos fiéis, o Padre Flávio Canísio Steffen contou que realizar a exposição significa valorizar uma caminhada e a história de um povo de Fé.
“O momento representa uma alegria muito grande por saber que, de fato, é uma linda história de 60 anos de fé e vida em comunidade”, afirmou o sacerdote.
Aos finais de semana, a Paróquia Nossa Senhora das Graças acolhe mais de 3 mil fiéis ao longo de suas celebrações. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Porto Alegre
Deixe seu comentário