Gaudium news > Frei Junípero Serra é canonizado pelo Papa Francisco

Frei Junípero Serra é canonizado pelo Papa Francisco

Washington – Estados Unidos (Quinta-feira, 24-09-2015, Gaudium Press) O Papa Francisco canonizou na tarde da última quarta-feira, 23, o Beato Junípero Serra (1713-1784), franciscano que evangelizou a Califórnia, Estados Unidos.

“Padre Junípero Serra. Soube viver aquilo que é ‘a Igreja em saída’, esta Igreja que sabe sair e ir pelas estradas, para partilhar a ternura reconciliadora de Deus”, explicou o Pontífice durante a homilia da celebração que ocorreu no Santuário nacional de Washington, dedicado à Imaculada Conceição.

Celebrada principalmente em espanhol, a canonização reuniu cerca de 40 mil pessoas ao ar livre, diante da Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, maior templo católico dos EUA, no nordeste da capital norte-americana.

São Junípero Serra “soube deixar a sua terra, os seus costumes, teve a coragem de abrir sendas, soube ir ao encontro de muitos aprendendo a respeitar os seus costumes e as suas características”, afirmou o Santo Padre.

Vida de São Junípero Serra

São Junípero Serra nasceu em Maiorca, em 1713, e foi ordenado sacerdote em 1737; cerca de dez anos depois, ofereceu-se para ser missionário, tendo começado a trabalhar no continente americano na Sierra Gorda, México, junto dos indígenas Pame.

Desde 1769 até 1784, ano da sua morte, Junípero Serra foi presidente das missões franciscanas desta região, com ação junto de diversos grupos de indígenas – Kumeyaay, Ohlone, Salinan, Tongva, Acjachemen e Chumash.

O Santo aprendeu a língua Pame e traduziu para este idioma as orações e os preceitos cristãos, difundindo também a devoção pela Imaculada; de 1767 a 1784, percorreu só na Califórnia cerca de dez mil quilômetros a pé.

O religioso foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 25 de setembro de 1988. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas