Papa nomeia novo bispo para diocese paraense
Brasília (Quarta-feira, 23-09-2015, Gaudium Press) A Nunciatura Apostólica do Brasil informou que o Papa Francisco havia anunciado Dom Teodoro Mendes Tavares como mais novo bispo da Diocese de Ponta de Pedras, no Pará.
A nomeação aconteceu após o Vaticano ter autorizado o pedido de renúncia do governo pastoral de Dom Alessio Saccardo, por questão de idade.
Vale ressaltar que Dom Teodoro já exercia o cargo de bispo coadjutor da diocese desde 16 de agosto deste ano.
Dom Teodoro Mendes Tavares
Natural de Ilha de Santiago, Cabo Verde, o religioso africano é membro da Congregação dos Espiritanos (CSSp), tendo sido ordenado presbítero em 1993.
Em sua formação presbiteral, Dom Tavares estudou Filosofia no Instituto Superior de Teologia, em Braga, e teologia na Universidade Católica Portuguesa.
No ano de 1995, conseguiu o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin. Além disso, possui pós-graduação em Desenvolvimento, com especialização em Estudos Franceses Modernos.
Dom Teodoro Mendes Tavares chegou ao Brasil em 1994, vindo em missão para a Prelazia de Tefé, no Amazonas. Lá, exerceu as funções de vigário-geral, entre 2000 e 2011; pároco em Alvarães, Carauari e Uarini, e pároco de Bom Jesus, em Tefé.
O religioso também foi coordenador do Centro de Educação Profissional de Tefé e superior dos espiritanos do distrito da Amazônia, de 2003 a 2011.
No ano de 2011, o então Papa Bento XVI o nomeou como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará. Neste período, foi professor de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso e responsável pela Pastoral Ecumênica da Arquidiocese de Belém e da Pastoral das Comunidades Ribeirinhas. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Canção Nova
Deixe seu comentário