Francisco fará importante discurso no Congresso dos Estados Unidos
Washington – USA (Sexta-feira, 18/09/2015, Gaudium Press) – Já fazem vinte anos que o Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos tenta fazer com que um Papa visite este simbólico lugar.
Outros presidentes tentaram e não conseguiram levar até o Capitólio nem João Paulo II e nem Bento XVI.
“Creio que o que o Papa Francisco está dizendo suscita muito interesse. Seu modo de falar, a ideia de que as pessoas deveriam ser mais religiosas…”, disse o atual Presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner.
No próximo dia 24 de setembro o Papa Francisco falará para os representantes da Câmara e o Senado Americanos, em sessão conjunta. Ele será o primeiro Papa a fazer isso, unindo-se assim a outros poucos líderes mundiais que o precederam nesse foro.
Winston Churchil ali esteve em três ocasiões diferentes. Além dele, poucos outros líderes internacionais falaram daquela tribuna.
Evidentemente, a visita de um Papa gera impacto especial e inúmeras pessoas de projeção no país têm pedido para estar presente e ser testemunha desse fato histórico. Por isso mesmo, as medidas de segurança estão sendo maiores que aquelas feitas habitualmente.
Só poderão estar no interior do recinto os membros do Congresso, o Presidente e o Vice-presidente da República, os juízes da Corte Suprema e os ministros do governo.
Cada congressista pode convidar uma pessoa para assistir o discurso em um salão ligado ao Recinto onde o Papa falará na Câmara.
É certo que foram distribuídos milhares de convites, porém, esses convidados deverão seguir a cerimônia do lado de fora do Capitólio.
O Presidente da Câmara, John Boehner quis assinalar que nem todos acatam as opiniões de Francisco, mas ele será muito bem recebido por causa do respeito que um Papa suscita e por sua autoridade moral. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações Rome Reports)
Deixe seu comentário