Espanha promove Simpósio sobre Pastoral Hospitalar
El Escorial – Espanha (Sexta-feira, 18-09-2015, Gaudium Press) Com o tema “Chaves para uma pastoral evangelizadora nos hospitais”, a Conferência Episcopal Espanhola (CEE), a partir da Comissão Episcopal de Pastoral e o Departamento de Pastoral da Saúde, realizará um Simpósio sobre Pastoral Hospitalar.
O evento ocorrerá no El Escorial entre os dias 13 e 15 de outubro com o objetivo de gerar uma aproximação ao mundo do hospital para detectar os desafios e a oportunidade que ali tem a ação evangelizadora, a partir da tradição da Igreja e descobrir quais possibilidades pastorais pode oferecer a Igreja hoje aos serviços religiosos hospitalares a partir do trabalho dos sacerdotes, religiosos e leigos. Igualmente, se pretende dar um novo impulso às equipes de serviço religioso hospitalar.
“O hospital é hoje um lugar privilegiado para a evangelização. Ainda que nos últimos anos tanto nossa sociedade como o hospital experimentaram profundas mudanças que apresentam desafios e preciosas oportunidades à presença da ação evangelizadora da Igreja nos hospitais, aos quais não está dando resposta ou se dá com languidez, como já dizia ‘Igreja e Saúde’ apresentado à Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Espanhola (1995). Também a realidade eclesial mudou, marca pela escassez do clero para atender este precioso serviço pastoral”, diz a Comissão Episcopal de Pastoral da Saúde na apresentação do Simpósio.
Neste sentido, a Comissão da CEE sublinha que a realização do evento acadêmico é “urgente e necessária”; uma iniciativa que bem responde ao convite que fez o Papa Francisco na ‘Evangeli Gaudium’: “A pastoral na clave da missão pretende abandonar o cômodo critério pastoral do ‘sempre se fez assim’. Convido a todos a serem audazes e criativos nesta tarefa de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores. Uma postulação dos finais sem uma adequada busca comunitária dos meios para alcançá-los está condenada a converter-se em mera fantasia'”.
“Se a Igreja leva a sério sua presença neste mundo hospitalar, será cada dia mais significativa no mesmo, será sal e luz, consolo e esperança para os enfermos. Estamos, pois, em um momento no qual a Igreja não deve perder oportunidade de evangelizar”.
O Simpósio se desenvolverá em torno da exposição de temas, reflexão pessoal, trabalho em grupos e compartilhando experiências. Entre os temas que se abordarão se encontram: O lugar da pastoral hospitalar no marco da pastoral eclesial, O hospital do futuro e desafios para a Igreja, O Serviço de assistência espiritual e religiosa hospitalar e O agente de pastoral da saúde. Além disso, a equipe responsável de hospitais do Departamento de Pastoral da Saúde da CEE apresentará a Análise da realidade à luz das contribuições de encontros. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário