Igreja de Santiago recebe dezenove diáconos permanentes
Santiago (Segunda, 17-08-2009, Gaudium Press) A noite da última sexta-feira na Catedral Metropolitana de Santiago a ordenação de 19 laicos casados, como diáconos permanentes da arquidiocese. A eucaristia foi presidida pelo cardeal Francisco Javier Errázuriz, que abençoou os novos diáconos, suas esposas e famílias. Eles exercerão o apostolado em diversas paróquias da capital, que até a presente data soma um total de 305 diáconos permanentes.
A missa foi concelebrada por monsenhor Cristián Precht, vigário geral da Pastoral, monsenhor Rafael Hernández, vigário da Zona Norte e do Diaconado Permanente; monsenhor Juan Suárez, reitor da Catedral e numerosos vigários e sacerdotes da arquidiocese.
Em sua homilia, o cardeal chamou os novos diáconos a serem exemplos do amor de Deus e a renovarem-se a cada dia em seu amor. Para levar a cabo este trabalho “não bastam os discursos nem as boas intenções; tampouco uma caridade formal ou paternalista. O senhor nos exige ratificar existencialmente nosso amor com o seu”, afirmou. Ele também recordou a importância da vocação diaconal da leitura e o anúncio da Palavra de Deus, assinalando que, “como mensageiros do amor e da misericórdia, exercerão com alegria seu serviço à Palavra, ao altar, às comunidades e aos pobres”.
O religioso expressou ainda a importância da família no desenvolvimento da vocação, destacando que “o amor no lar, o acompanhamento da esposa e dos filhos, é o alimento da vocação diaconal”.
Uma vez encerrada a homilia, o cardeal procedeu com a imposição das mãos, ato solene pelo qual os aspirantes ingressaram à Sagrada Ordem do Diaconado Permanente. Posteriormente, os párocos correspondentes os entregaram a estola e suas esposas lhes impuseram a dalmática.
Finalmente, o arcebispo os apresentou à comunidade, que lhes recebeu com um fervoroso aplauso.
Guido Antonio Parra Barrios, da paróquia São Francisco dos Pajaritos disse receber a ordem diaconal “com muita alegria e esperando dar o melhor de mim. Espero que o Espírito Santo opere em mim e possa ser um servidor para minha comunidade ou onde Deus quiser”.
Deixe seu comentário