Gaudium news > Subsecretário da Secretaria de Estado da Santa Sé é nomeado novo núncio apostólico na Venezuela

Subsecretário da Secretaria de Estado da Santa Sé é nomeado novo núncio apostólico na Venezuela

Cidade do Vaticano (Segunda, 17-08-2009, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou hoje mudanças em postos importantes da Secretaria de Estado do Vaticano, na Seção para as Relações com os Estados. Monsenhor Pietro Parolin, ate então subsecretário da Seção, foi nomeado por Bento XVI novo núncio apostólica na Venezuela.

Em seu lugar, irá assumir monsenhor Ettore Balestrero, que era conselheiro da Nunciatura na mesma Seção.

Biografias

Mons. Pietro Parolin nasceu em Schiavon ( Vicenza) em 17 de janeiro de 1955. Foi ordenado sacerdote em 27 de abril de 1980 pela diocese de Vicenza. É formado em Direito Canônico. Entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 1986, e logo em seguida atuou junto às representações pontifícias na Nigéria e no México e junto à Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado da Santa Sé. Foi nomeado subsecretário da Seção em 30 de novembro de 2002. Além do italiano, tem bons conhecimentos em francês, inglês e espanhol.

Monsenhor Ettore Balestrero nasceu em Gênova no dia 21 de dezembro de 1966. Depois de ter frequentado a Faculdade de Direito, entrou no Almo Collegio Capranica pela diocese de Roma e foi ordenado sacerdote em 18 de setembro de 1993. Obteve a licenciatura em Teologia e o doutorado em Direito Canônico. Exercitou o ministério pastoral junto à Paróquia de Santa Maria Mater Ecclesiae al Torrino em Roma e foi aluno da Pontifícia Academia Eclesiástica.

Entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1º de julho de 1996, sendo indicado para as nunciaturas apostólicas na Coréia e Mongólia (1996-1998) e na Holanda (1998-2001). Desde 2001 presta seus serviços junto à Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado da Santa Sé, onde até agora era conselheiro da Nunciatura. Além do italiano, conhece inglês, francês, espanhol, alemão e holandês.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas