Gaudium news > As peregrinações serão também os grandes eventos do Ano da Misericórdia

As peregrinações serão também os grandes eventos do Ano da Misericórdia

Redação (Quarta-feira, 09-09-2015, Gaudium Press) Recentemente o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, anunciou que Roma já se encontra pronta para o Ano Santo da Misericórdia, jubileu extraordinário que convocou o Santo Padre Francisco e que iniciará no próximo dia 8 de dezembro durante a solenidade da Imaculada Conceição.As peregrinações serão também os grandes eventos do Ano da Misericórdia 1.jpg

Junto à Cidade Eterna, vários lugares da Itália também se preparam para receber a milhares de pessoas que não querem perder os diversos eventos deste tempo jubilar, que compreende entre suas atividades as peregrinações. Entre elas, se abriu a possibilidade de que os peregrinos que queiram viver um jubileu especial o façam chegando a Roma, mas redescobrindo a histórica Via Francígena (a partir da rota do sul), na qual confluirão o Caminho de São Bento e a Via de São Francisco.

Segundo informou a agência de notícias Zenit, já estão se preparando estes itinerários com pontos de chegada nas estações do metrô de Roma, entre elas a de Cipro, Lepanto e Ottaviano, que se vincularão com a Basílica de São Pedro com caminhos alternativos que compreenderão entre 15 e 25 quilômetros.

“Queremos um redescobrimento da peregrinação como oportunidade para reconstruir uma relação entre a pessoa com o território. ‘Peregrinação’ significa caminhar e encontrar aos outros. Também nisto eu encontro uma extraordinária força da mensagem jubilar que é sobre a Misericórdia que convida o Papa Francisco e faz pensar, sobretudo, nos outros”, comentou Nicola Zingaretti, presidente da Região do Lacio, que foi citado pela Rádio Vaticano.

A Via Francígena é um caminho que percorre a Itália a partir da fronteira com a Suíla até Roma, seguindo os passos dos antigos peregrinos que começaram a viajar até Roma no século VII. O percurso funciona hoje de maneira muito similar ao Caminho de Santiago, já que os caminhantes -alguns ciclistas-, devem ter uma credencial para os selos das diferentes etapas que se realizem.

As peregrinações serão também os grandes eventos do Ano da Misericórdia 2.jpg

A Via de São Francisco, segue os passos do santo patrono da Itália. Ela pode ser realizada a partir de várias rotas: a do Sul, a do Norte e a de Roma. Por sua vez o Caminho de São Bento, percorre 300 quilômetros a partir dos Montes Sibillini, no alto valles de Aniene, até Cassino no valle del Liri, para passar pelos lugares mais significativos de São Bento de Núrsia.

Além dos caminhos para pedestres, outros lugares, como o de Castelo de Sant’Angelo, também se preparam para o Ano Santo. Neste caso se construirá uma tecno-estrutura sobre os jardins que bordeiam o Castelo, que servirá para acolher aos peregrinos. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas