Gaudium news > Instituto João Paulo II lança material formativo “Escola de Família”

Instituto João Paulo II lança material formativo “Escola de Família”

Brasília (Quarta-feira, 09-09-2015, Gaudium Press) A “Escola de Família”, material para formação das famílias católicas com base nos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi apresentado no formato audiovisual pelo Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família – seção brasileira e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

195_2_20150814171400.jpgCom o intuito de difundir esse pensamento, iniciado no ano 2000 ainda na Arquidiocese de Salvador, para com as diversas dioceses do Brasil, a iniciativa é vista como uma experiência consolidada e que hoje, vem sendo transmitida a outras comunidades, por meio da formação em DVD, produzida em parceria com a TV Século 21.

De acordo com o Bispo de Camaçari, na Bahia, e diretor do Instituto João Paulo II, Dom João Carlos Petrini, “diversos grupos de outras dioceses queriam abrir escolas de família, mas não sabíamos como vencer a dificuldade de enviar uma pessoa preparada pelo Instituto para ser monitor dessa iniciativa. Agora, por meio da parceria com a Século 21, torna-se possível ampliar a formação”.

“Terminado esse primeiro ciclo, teremos a continuação com outros DVDs e textos”, continuou Dom Petrini.

O primeiro volume da formação contém um livro e o DVD “Escola de Família”, com 14 mini palestras.

“O objetivo do material é oferecer um instrumento de fácil manuseio que permite aos grupos de casais reunirem-se, regularmente, para fazer um caminho de crescimento na compreensão atualizada da família, no horizonte do Instituto João Paulo II”, comentou o bispo.

Vale ressaltar que o material formativo – disponível no site da Pastoral Familiar (www.lojacnpf.org.br) – conta com a participação do professor da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Marcelo Couto Dias.

Com dez minutos de duração, as palestras podem ser estudadas e refletidas pelos familiares, sendo embasadas no livreto que acompanha o material. Para cada uma, haverá sempre um texto de apoio, com perguntas para facilitar o diálogo e comparação com a experiência de vida dos casais.

A “Escola de Família” deseja reforçar a ideia de que o “fazer família” se aprende através da vivência cristã, bem como do sacramento do matrimônio e da beleza do amor humano vivido em Cristo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas