Gaudium news > “Só vivendo a Palavra é que ela age em nós”, afirma o Bispo de Joinville

“Só vivendo a Palavra é que ela age em nós”, afirma o Bispo de Joinville

Joinville – Santa Catarina (Quarta-Feira, 09-09-2015, Gaudium Press) Dom Irineu Roque Scherer, Bispo da Diocese de Joinville, em Santa Catarina, afirma em seu artigo, intitulado “Limpos pela Palavra”, que a expressão é tirada do texto de João 15, 1-3, onde Jesus conta a parábola da videira e dos ramos: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo em mim, que não dá fruto, ele corta; e limpa toda aquele que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela Palavra que vos tenho falado. Estais em mim, e eu em vós; como o ramo em si mesmo não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

IMG_3292_resize.JPGO Prelado acredita que, quando ouviram de Jesus esta Palavra de encorajamento, o coração dos discípulos estremeceu de alegria. Com certeza, ressalta o Bispo, Jesus a dirige também a nós, pobres pecadores, porém vamos aprofundar a conversa. Ele recorda que Jesus tinha acabado de fazer a famosa comparação da videira e dos ramos. “Ele é a verdadeira videira, o Pai é o agricultor, que corta os ramos que não dão fruto e poda todas as varas que dão fruto, para que deem mais fruto”, completa.

“Vós já estais limpos”, disse Jesus. Dom Scherer questiona: De que pureza se trata? Que limpeza é essa? Segundo ele, é aquele desejo que temos de estarmos em Deus, diante do sagrado e do divino, é aquela disposição de alma necessária, aquela ausência de obstáculos (como o pecado, por exemplo) que se opõem ao contato com o sacro e ao encontro com o divino. O Prelado ainda cita São Paulo, que nos diz que “sem o Espírito Santo não somos capazes nem de dizer a palavra Abba (Pai)”, muito menos agir em seu nome.

“Precisamos, portanto, de sua ajuda, da ajuda do alto porque por nossas próprias forças somos incapazes. É necessário transformar o coração de pedra em coração de carne. Há um Salmo lindíssimo que diz: ‘criai em mim, ó Deus, um coração que seja puro’ (Sl 51,10). Segundo Jesus, existe um meio para ser puro: a Palavra. Aquela Palavra que os discípulos ouviram, e à qual aderiram e com ela foram purificados. A Palavra de Jesus, na verdade, não é como as palavras humanas. Nela está Jesus, como Ele está na Eucaristia. Cristo entra em nós, mora em nós”, avalia.

Para concluir, o Bispo salienta também que a Palavra de Jesus quando acolhida, penetra em cada pessoa e, como uma semente, desenvolve-se, cresce, dá fruto, “cristifica”, tornando-nos semelhantes a Cristo. De acordo com ele, quando é interiorizada pelo Espírito, a Palavra tem realmente a capacidade e a força de manter o cristão afastado do mal: enquanto deixar agir em si a Palavra, ele estará livre do pecado, e, portanto, é puro, só pecará se deixar de obedecer à verdade.

“Só vivendo a Palavra é que ela age em nós, surtindo efeito de purificação, santidade e impecabilidade. Sozinhos não resistimos ao mundo, mas fortalecidos pelo amor mútuo, temos um ambiente sadio capaz de nos proteger”, finaliza. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas