Projeto de Iniciação à Vida Cristã apresentado ao clero de Porto Alegre
Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 08/09/2015, Gaudium Press) No início deste mês, a Arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, reuniu seu clero para apresentar o grande projeto de renovação da vida paroquial, através da implantação da Iniciação à Vida Cristã (IVC). A atividade aconteceu no Seminário Menor São José, na cidade de Gravataí, na Região Metropolitana da capital gaúcha.
Durante o evento, que contou com a participação de mais de 160 padres, do clero secular e religioso, teve explanação sobre o tema em questão, debate em grupos e plenária. A assessoria de comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre explicou que embora a catequese seja o primeiro setor a passar pela referida renovação, o tema perpassará todas as pastorais e movimentos, visando a formação de discípulos-missionários e não mais de adeptos.
De acordo com o Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler, a implantação do projeto de Iniciação à Vida Cristã, que terá início ainda neste ano, é a resposta concreta da Arquidiocese de Porto Alegre ao que pede as Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para os anos de 2015-2019: conduzir a pessoa ao encontro pessoal com Jesus Cristo.
Ainda segundo o Prelado, a ação não trata apenas de uma mudança na catequese, mas de propor uma revitalização da vida comunitária nas paróquias. Dom Jaime ressaltou que o projeto será assumido por toda a arquidiocese. Para ele, esse fazer pressupõe processo, um processo assumido juntos. “Não podemos agir de forma isolada. Não somos ilhas. Para que nossas comunidades sejam renovadas, devemos juntos tornar a catequese prioridade”, completou.
Por fim, o Arcebispo convidou todos a arregaçar as mangas e construir juntos novos caminhos, novas indicações para a Igreja de Porto Alegre. “Vale a pena. Coragem, engajamento, participação, alegria e esperança. E não permitamos que nos roubem a esperança”, concluiu.
Por sua vez, o Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, enfatizou que a IVC é uma caminhada da Igreja no Brasil e para que se torne realidade na arquidiocese gaúcha é preciso formar catequistas com nova mentalidade. “Inicialmente vamos formar os catequistas com essa nova mentalidade. Já estamos trabalhando com o clero para adequar cada vez mais a linguagem, o vocabulário, especialmente as metas que temos, além de prazos”, disse.
Iniciação à Vida Cristã
O projeto de Iniciação à Vida Cristã deve ser iniciado pela catequese para o Batismo, Eucaristia, Crisma e Catequese de adultos, com o objetivo de formar discípulos de Jesus Cristo para a comunidade, a partir da leitura orante da Palavra de Deus, utilizando a metodologia de inspiração catecumenal e integrado a liturgia. (FB com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre)
Deixe seu comentário