Cardeal do México adverte sobre a perda da consciência do mal
Cidade do México – México (Terça-feira, 08-09-2015, Gaudium Press) Em sua homilia dominical na Catedral do México, o Cardeal Arcebispo Norberto Rivera Carrera falou sobre a perda da consciência do mal, como “o princípio e fundamento do triunfo e difusão de todo tipo de maldades”.
“Não é possível lutar contra o mal, quando não se tem consciência do mal, e menos quando a confusão chega ao extremo de confundir o bom com o mal e o verdadeiro com o falso. Não é possível proclamar valores quando se diz que tudo é relativo”.
“É verdade que onde está o homem sempre haverá erros, maldades, aberrações, pois estamos feridos pelo pecado”, disse.
“É igualmente certo que, se não se cuida a consciência moral dos seres humanos, o mal em todos sentidos se multiplica. Mas ainda, quando o programa ideológico-moral que se difunde ou se impõem é radicalmente contrário aos direitos humanos fundamentais, se perde a base e fundamento para uma convivência verdadeiramente humana. Com que autoridade se podem difundir ou se podem exigir os valores humanos que façam possível a dignificação das futuras gerações, se os valores básicos são burlados?”, precisou.
Finalmente assinalou que “todos somos destinatários das notícias que manifestam o pouco valor que tem a vida humana e a normalidade com que se vão ouvindo e vendo as cenas dos maus tratos, de violências, de assassinatos e injustiças de todo tipo, de impunidade e de glorificação do delito, que estendem seus tentáculos em todas direções e alcançam todos os extremos. Se buscam as causas do que está sucedendo, e nos vamos pela tangente”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário