Gaudium news > Bispos de Portugal fazem “Visita Ad Limina”

Bispos de Portugal fazem “Visita Ad Limina”

Lisboa – Portugal (Sexta-feira, 04/09/2015, Gaudium Press) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) informou que os bispos portugueses vão se reunir com o Papa a partir da próxima segunda-feira, 07 de setembro.

Eles estarão realizando a tradicional visita “Ad limina” que, além de poder estar pessoalmente com Papa, terão encontros com os eclesiásticos responsáveis pelas Congregações e Conselhos Pontifícios.

Visita ad Limina

A “Visita ad limina apostolorum que, traduzindo seria a “visita aos túmulos dos Apóstolos”, é a obrigação que os bispos da Igreja Católica de, a cada 5 anos se encontrarem com o Papa, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.

Nesse encontro os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das suas dioceses ou prelaturas e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas.

Para facilitar a visita, os bispos são organizados de acordo com as comissões nacionais e regionais.

Presentemente as normas que regulam os relatórios e as visitas estão fixadas nos cânones 399 e 400 do Código de Direito Canónico de 1983 e no cânone 208 do Código de Direito Canónico das Igrejas de Rito Oriental de 1990.

Programação

Segundo a CEP, o Papa vai receber os bispos portugueses em dois grupos. A primeira audiência está agendada para ser realizada as 9h30 e as 11horas. Primeiro com os prelados das províncias eclesiásticas de Lisboa e Évora, mais o bispo das Forças Armadas e de Segurança e, a seguir, o segundo grupo composto pelos bispos da Província Eclesiástica de Braga.

Esse primeiro dia culmina com um encontro geral, às 12h30, no qual o Papa vai discursar perante os 38 bispos diocesanos, auxiliares, um coadjutor e eméritos.

Na quarta-feira, os bispos estarão novamente com Francisco, na audiência geral.

A visita dos bispos portugueses termina no dia 12, com a missa de encerramento.

Além dos vários encontros, os Bispos vão celebrar nas quatro basílicas papais de Roma, de São Pedro, São Paulo, São João de Latrão e Santa Maria Maior.

Os bispos preveem ainda uma missa na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses, uma reunião com a Caritas Internacional e uma recepção e encontro na Embaixada de Portugal no Vaticano. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas