Gaudium news > Museu de Nossa Senhora Aparecida completa 59 anos de fundação

Museu de Nossa Senhora Aparecida completa 59 anos de fundação

Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 04-09-2015, Gaudium Press) O Museu Nossa Senhora Aparecida celebra nesta próxima terça-feira, 8 de setembro, seus 59 anos de fundação. Considerado um dos grandes acervos de objetos litúrgicos, o espaço já acolheu diversas exposições de peças de representatividade histórica e devocional.

A cada ano, o movimento de visitantes no Museu em Aparecida vem aumentando. Dados afirmam que somente no último ano, mais de 400 mil pessoas visitaram o espaço, entre romeiros, famílias e devotos da Padroeira do Brasil.

Gaudium Press.jpg

O acervo, por sua vez, guarda a história do Santuário Nacional, desde o descobrimento de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba até a origem da devoção mariana.

Entre as peças que estão em exposição estão as duas Rosas de Ouro, presenteadas pelos papas Paulo VI, em 1967, e Bento XVI, em 2007, assim como o cálice, presente do Papa Francisco, quando visitou o Brasil em 2013 durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro.

Exposição

Atualmente, os visitantes e devotos da Virgem Santíssima podem conferir pessoalmente uma exposição em homenagem ao aniversário do Museu Nossa Senhora Aparecida.

A mostra que se estende até o final de setembro está localizada no hall da Torre Brasília e possui várias peças pertencentes à Reserva Técnica do Museu do Santuário.

História

Com mais de 59 anos de história, o Museu Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado em 8 de setembro de 1956, com a benção do então primeiro arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta.

Um detalhe curioso é que a maioria dos objetos que figuram no espaço foram reunidos pela professora Conceição Borges Ribeiro, que na época fez a coleta dessas peças que estavam espalhadas pela região.

Contudo, o primeiro local de funcionamento foi o prédio das Oficinas Gráficas de Arte Sacra de Aparecida, que mais tarde veio a ser transferido para a Galeria do Hotel Recreio, permanecendo até a mudança definitiva para a Torre do Santuário, onde foi inaugurado em 12 de outubro de 1967.

Logo em sua primeira versão, o museu chegou a reunir um acervo diversificado, contando com seções de arte popular, numismática, selos religiosos, mineralogia, além de utensílios que pertenceram a Titulares do Império.

Além disso, o Museu Nossa Senhora Aparecida realiza diversos eventos comemorativos e destaques expositivos temporários referentes a Igreja Católica. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas