Presidente do episcopado chileno abençoa religiosos e leigos de Vida Consagrada durante celebração
Santiago (Segunda, 17-08-2009, Gaudium Press) O presidente da Conferência Episcopal do Chile (CECh) e bispo de Rancagua, monsenhor Alejandro Goic, saudou fraternalmente na última sexta-feira todas as pessoas de Vida Consagrada do Chile na celebração da Assunção de Virgem Maria, dia em que a Igreja chilena celebra o dom da Vida Consagrada.
Em alusão ao Papa Bento XVI, o prelado disse estar ‘muito feliz’ com a ‘presença transfigurada de Deus (as pessoas de vida consagrada)’. Depois, criticou o laicismo no mundo, dizendo que há a pretensão de ‘erradicar Deus no âmbito privado’, exatamente onde a vida consagrada seria convidada a ‘ser testemunha da presença de Deus’.
“Quando o laicismo quer marcar presença colocando Deus e os valores do Evangelho na esfera privada, a Vida Consagrada é convidada a ser testemunha dessa presença do Senhor que transfigura, no silêncio do cotidiano, a vida de todo homem e mulher que, buscando o Senhor, se encontra na intimidade de sua alma e sente a urgência de ser testemunha de sua misericórdia na ação e na contemplação diante de seus semelhantes”.
Monsenhor Goic, ao final da cerimônia, ainda pediu que os religiosos buscassem o ‘modelo perfeito de consagração’ na Virgem Maria.
Vida Consagrada
A Vida Consagrada é o nome dado pela Igreja Católica ao modo de viver das pessoas que deixaram em segundo plano suas vidas profissionais e familiares em uma tentativa de abnegação de si mesmo na vivência de votos ou conselhos para buscar o serviço à Igreja na evangelização e a promoção da dignidade humana. A história aponta a existência de leigos e clérigos que optaram pela Vida Consagrada.
Deixe seu comentário