Gaudium news > O Santuário italiano que se encontra no coração das montanhas

O Santuário italiano que se encontra no coração das montanhas

Vallepietra – Itália (Terça-feira, 25-08-2015, Gaudium Press) À 1.300 metros sobre o nível do mar e à uns 60 quilômetros de Roma se encontra o Santuário da Santíssima Trindade de Vallepietra, um peculiar santo lugar que se encontra incrustado nos Montes Simbruini dos Apeninos italianos, e a cada ano chegam milhares de peregrinos, após percorrer a pé dias de caminho.

O Santuário italiano que se encontra no coração das montanhas 1.jpg

O que atrai os peregrinos, além da beleza única do Santuário e a natureza que o rodeia, é um afresco que se encontra no interior dele. Trata-se de uma antiquíssima pintura localizada em uma gruta na qual se representa a Santíssima Trindade. Nela aparece o Pai, o Filho e o Espírito Santo, cada um em posição sentada, com a mão direita dando a bênção e com a esquerda sustentando um livro aberto.

Este não é o único afresco, a capela também custodia outras pinturas antigas que se encontram representadas na parte alta do lugar, entre elas várias cenas evangélicas como a Anunciação, a Natividade e a Adoração dos Reis Magos, e a Apresentação do Menino Jesus no Templo. No fundo também se encontra o rosto de um Santo que ainda não se identificou; alguns dizem que é São Bernardino de Siena, outros que é São João de Capistrano.

Duas histórias, uma ligada à tradição popular e outra à narração literária, falam das origens do Santuário. A lenda popular diz que um dia se encontrava um camponês arando a terra sobre a colina que vê como seus bois caem de maneira repentina sobre o abismo; e ao olhar para baixo a montanha é testemunha de algo assombroso: o arado fica preso em uma rocha, enquanto seu gado pasta tranquilamente diante de uma cova na qual aparece de maneira misteriosa a venerada imagem da Santíssima Trindade.

O Santuário italiano que se encontra no coração das montanhas 2.jpg

A segunda lenda, que é de caráter literário, foi transmitida através de um pergaminho, do qual se diz que foi destruído posteriormente. A história fala de dois personagens, que eram procedentes de Ravenna mas residentes em Roma. Os dois correm aos Monte Autore para refugiar-se da perseguição que o imperador Nero havia empreendido contra os Cristãos. Conta-se que do caminho os dois homens recebem a visita dos apóstolos Pedro e João, e que no lugar onde hoje está o Santuário apareceu um anjo que trouxe aos quatro um pouco de comida do céu e depois os fez surgir da terra uma fonte de água. No dia seguinte aparece a Santíssima Trindade que abençoa o lugar ao mesmo tempo que o Monte Sinai e os lugares santos da Palestina.O Santuário italiano que se encontra no coração das montanhas 3.jpg

Há uma terceira história, para alguns a mais provável, que fala dos monges de Grottoferrata, que até o ano de 1100 foram levar o Evangelho às aldeias vizinhas do monte e que no santo lugar pintaram a venerada imagem da Trindade.

Independentemente da origem do Santuário, o certo é que existe uma grande devoção por parte dos fiéis à imagem de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, o qual perdurou no tempo.

Isto se pode ver a cada ano na festividade da Santíssima Trindade, quer dizer o Domingo posterior à solenidade de Pentecostes, quando milhares de pessoas procedentes de cidades e povoações do centro da Itália percorrem a pé os lugares dos quais conta a tradição tendo sempre como meta o Santuário e a imagem da Santíssima Trindade.

Não importa os quilômetros, as inclemências do tempo e o cansaço físico com tal de viver um momento único de piedade e de Fé diante de Deus uno e Trino. Experiência de Fé que também atraiu a vários santos insignes, como foi São João Paulo II que peregrinou a este Santuário durante seu pontificado. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas