Congresso EucarÃstico de Tucumán na Argentina também será missionário
Tucumán – Argentina (Terça-feira, 25-08-2015, Gaudium Press) “Cada Congresso Eucarístico nos ajuda a abrir os olhos sobre a realidade da missão que brota como um rio de água viva da Eucaristia. Porque a Eucaristia, em cada Igreja particular assim como na totalidade da Igreja universal, é fonte e cume da missão da Igreja. Com efeito, ‘nenhuma comunidade cristã se edifica se não tem sua raiz na celebração da Santíssima Eucaristia, pela qual deve, consequentemente, iniciar-se toda educação no espírito de comunidade. Esta celebração, para ser sincera e plena, deve conduzi tanto as várias obras de caridade e a mútua ajuda como a ação missionária e as várias formas de testemunho cristão'”, inspiradas nestas palavras Dom Piero Marini, Presidente do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacional, a Igreja na Argentina se prepara para celebrar, também na clave missionária, o Congresso Eucarístico Nacional que ocorrerá na cidade de Tucumán entre os dias 16 a 19 de junho do próximo ano.
Assim se descreve a partir do mesmo documento para a preparação pastoral que se difundiu pelo Episcopado Argentino, no qual se ressalta que um dos frutos do encontro pessoal com Cristo Eucaristia, é justamente a ação missionária: “A Eucaristia, na qual Cristo se dá generosamente, é um chamado aos seus discípulos para fazer o mesmo. A partir do Batismo o cristão é um missionário, convidado a uma missão até os demais. É a missão de inunda de amor, de justiça e de paz o mundo cotidiano”.
O texto também assinala que a palavra “Missa” é muito próxima da palavra “missão”, uma similitude que recorda “que ao final de cada Missa somos convidados ao mundo, para enchê-lo da vida, da luz e da esperança que nos trazem Jesus e seu Evangelho”.
“Tudo o que recebemos é para comunicá-lo, e nossa própria vida nesta terra só se pode entender como uma missão para o bem dos outros. Permitamos que cada Missa que celebremos e recebamos, alimente um renovado entusiasmo missionário”, prossegue o documento para a preparação pastoral do Congresso.
No dito texto o Episcopado Argentino também faz um chamado: “Como poderíamos ignorar as palavras cheias de alento e de fervor que nos dirigiu o Papa Francisco na Evangelii Gaudium, propondo-nos uma intensa etapa missionária? Convidamos a todos a reler e praticar essa mensagem, e recordemos algumas de suas palavras que nos convocam à missão: ‘Ser discípulo é ter a disposição permanente de levar a outros o amor de Jesus e isso se produz espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, em um caminho’ (Evangelii Gaudium 127). Maria, nossa querida mãe de Luján, nos acompanha em cada Missa e em meio de nosso compromisso missionário”.
Recentemente a organização do Encontro Eucarístico, em continuidade com as diretrizes pastorais, pôs à disposição o livro “Missão do Congresso Eucarístico”, que pode ser adquirido na Catedral de Tucumán e em breve nas paróquias argentinas.
“Os Subsídios que agora imprimimos são o fruto de vários meses de trabalho das diversas equipes que pertencem à Comissão Pastoral do Congresso Eucarístico Nacional 2016. Quase todos já foram postos à disposição pela internet. O objetivo de sua publicação é que possam ajudar aos agentes pastorais para motivar em todo o país a participação no Congresso, tanto aos que possam assistir como aos que o celebrem em suas respectivas comunidades. Tem também o objetivo de suscitar uma corrente Eucarística e missionária que faça deste ano Eucarístico um tempo de graça para a Igreja e para todos os argentinos”, explica o Padre Guillermo M. Cassone, responsável da Comissão Pastoral do Congresso.
O Congresso Eucarístico Nacional de Tucumán ocorrerá no marco das celebrações pelo Bicentenário da Independência Argentina justamente na cidade natal onde ocorreram os atos pátrios. “Jesus Cristo, Senhor da história, te necessitamos”, será o lema do encontro Eucarístico. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário