Festa da Virgem Assunta de Coya, Peru, foi declarada Patrimônio Cultural da Nação
Cusco – Peru (Terça-feira, 25-08-2015, Gaudium Press) O dia 15 de agosto, no qual a Igreja celebra no mundo a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o povo de Coya, na Província de Calca em Cusco, Peru, revive uma importante tradição reconhecida agora oficialmente como Patrimônio Cultural da Nação: a Festividade da Virgem Assunta. Nesta grande manifestação pública de Fé três imagens da Santíssima Virgem são levadas em procissão e acompanhadas de ricas manifestações culturais em sua honra.
A tradição recorda a chegada das três imagens da Virgem da Assunção de Espanha destinadas a Calca, Coya e Pisac, no ano de 1753. Recriando o grande recebimento dos fiéis católicos à Mãe de Deus, 27 comparsas folclóricas acompanham o percurso das imagens no início das festas e a celebração é coroada por uma Missa Solene. O colorido, integração e identidade que caracteriza esta celebração lhe mereceu o reconhecimento de Patrimônio Cultural e Indústrias Culturais.
Da mesma maneira, se outorgou o reconhecimento de Patrimônio Cultural ao projeto comunitário do “repaje” ou “wasichacuy” da Igreja de São Francisco de Assis de Marcapata, na província de Quispicanchi. Esta celebração, que se realiza a cada quatro anos, mantêm a tradição comunitária de renovar o teto de palha do histórico templo, construído no século XVII sob a técnica de tapial, em uma mescla de pedra e barro com um teto de madeira e palha.
Os devotos, provenientes das comunidades de Marcapata Collana, Sahuancay, Puyca, Collasuyo, Incacancha, Yanacocha, Unión Araza, Huaraconi, Socapata e Yanacancha, participam do sustento do templo empregando as tecnologias e técnicas da época, em meio de uma complexa organização e manifestações culturais autóctones. Os trabalhos do projeto ocorrem durante toda uma semana. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário