Comemoração dos dez anos da Pastoral da Pessoa Idosa em Erexim
Erexim – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 24/08/2015, Gaudium Press) No último domingo, dia 23 de agosto, a Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Erexim, no Estado do Rio Grande do Sul, comemorou os seus dez anos de presença em 13 das 30 paróquias da região, que possuem 42 grupos, visitam 1789 família e contam com 307 líderes. O evento teve a participação de mais de 300 pessoas.
O início da atividade se deu às 8h30, com um momento de oração e reflexão, conduzido pelo Padre Giovani Momo, que é vigário paroquial da Igreja Nossa Senhora da Salette das Três Vendas e assessor das Pastorais Sociais, juntamente com o vigário paroquial da Paróquia São Pedro de Erexim, Padre Adelar de David.
Durante o encontro, o Padre Giovani abordou a importância do testemunho de vida, da missão da família e da ação de cada líder da Pastoral da Pessoa Idosa, que prolonga o pastoreio de Cristo, em comunhão com o Bispo, constituído pastor de uma Igreja Particular, de uma Diocese. O sacerdote ainda destacou que o agente de pastoral deve valorizar a ternura, o carinho, a acolhida, a proximidade com cada pessoa.
Dando continuidade ao evento, a Irmã Teresinha Tortelli, que é vicentina e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, apresentou um vídeo sobre a Jornada Mundial dos Idosos e Avós, que ocorreu no dia 28 de setembro de 2014, com a presença do Papa Francisco e do Papa emérito Bento XVI. A religiosa ainda falou sobre a base da Pastoral da Pessoa Idosa – fé, formação e vida, bem como de seus pilares – testemunho, serviço, diálogo e anúncio.
Para encerrar as atividade da manhã, o Bispo referencial para a Pastoral da Pessoa Idosa do Regional Sul 3 da CNBB, Dom Girônimo Zanandréa, fez uma explanação sobre a importância de cada participante de colocar seus dons a serviço dos outros. O Prelado também falou sobre a pastoral no Rio Grande do Sul, observando que ela está presente em apenas dez das suas 18 Dioceses e Arquidioceses. Após esse momento, ocorreu o almoço comunitário.
No turno da tarde, a partir das 14h, aconteceu a recitação do terço vocacional. Na sequência, às 14h30, foi realizada a missa de encerramento, presidida pelo Bispo de Erexim, Dom José Gislon, e concelebrada por Dom Girônimo e mais dez padres.
Em sua homilia, Dom José mencionou a iniciadora da Pastoral na Diocese, a falecida Geny Bosio Oro, e ainda manifestou reconhecimento ao bem imenso que a pastoral realiza em favor dos idosos. O Prelado também recordou o destaque da Igreja no Brasil às diversas vocações no mês de agosto e ressaltou que a vocação é um dom de Deus e resposta pessoal de quem é chamado.
Criação da Pastoral da Pessoa Idosa
No ano de 1993, houve um encontro providencial entre duas pessoas sonhadoras: Dra. Zilda Arns Neumann – Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, e Dr. João Batista Lima Filho – Médico geriatra e, na época, Presidente da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Paraná. Deste encontro nasceu a idéia de um trabalho conjunto em prol das pessoas idosas.
No decorrer dos anos muitas conquistas foram alcançadas com respeito a um trabalho específico em favor dos idosos, culminando com a fundação da Pastoral da Pessoa Idosa, no ano de 2004. Na Assembléia dos Bispos do Brasil, em Itaici/ SP, no mês de abril, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade do ano anterior, os Bispos aprovaram a criação da PPI e designaram a Dra. Zilda para organizar e coordenar esta nova Pastoral por um período de 3 anos. Dom Aloysio José Leal Penna foi indicado para acompanhar este processo de organização.
Em fevereiro de 2005 foi formada a equipe de capacitação nacional composta por 12 pessoas de todas as regiões do Brasil. Essa equipe é responsável pela formação e acompanhamento das equipes de multiplicadores.
Dia Internacional do Idoso
O Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde em 2003, e o objetivo principal é mostrar a situação do idoso na sociedade e gerar a discussão sobre os direitos garantidos à população da terceira idade. (FB)
Deixe seu comentário