Gaudium news > Cuba realizará coleta da misericórdia tendo em vista a visita do Papa ao país

Cuba realizará coleta da misericórdia tendo em vista a visita do Papa ao país

Santiago de Cuba – Cuba (Segunda-feira, 24-08-2015, Gaudium Press) Faltando um mês para a viagem apostólica do Papa Francisco à Cuba, a ilha caribenha se prepara de maneira especial: os Bispos do país anunciaram a realização da Coleta Nacional da Misericórdia, que ocorrerá em todas as comunidades paroquiais e casas de missão no próximo domingo, 30 de agosto, precisamente quando se inicia a Novena à Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira dos cubanos.

Cuba realizará coleta da misericórdia tendo em vista a visita do Papa ao país.jpg

Assim o fez saber Dom Dionisio García Ibáñez, Arcebispo de Santiago de Cuba e Presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC) através de um comunicado: “Com uma fraterna saudação quero referir-me à iniciativa acordada pelos Bispos, e tratada em diversas instâncias, de convocar uma Coleta Nacional da Misericórdia como parte da preparação à visita do Papa Francisco que, como sabemos, nos visitará no próximo mês de setembro como Missionário da Misericórdia (…) A referida Coleta se fará em todas as Paróquias, Comunidades e Casas de Missão no domingo, 30 de agosto, coincidindo com o início da Novena da Virgem da Caridade”.

Explicou também que os bens que se obtenham por meio da coleta, que poderão ser alimentos, roupa, brinquedos, medicamentos e dinheiro, entre outros, ficarão na mesma jurisdição eclesial para beneficiar as pessoas mais necessitadas.

Dom García Ibáñez conclui na missiva: “Tragamos à memória e ao afeto, assim como estimulemos aos nossos fiéis, com as palavras de nossa recente Mensagem: Que bom seria, nestes dias prévios à visita do Papa, que lhe pediríamos ao Senhor ter ‘entranhas de misericórdia’… Oportuno seria também o propor-nos todos, nós incluídos, repetir gestos de misericórdia em nosso obrar cotidiano, como visitar enfermos, compartilhar o que temos, perdoar e pedir perdão, consolar ao triste, amar mais e melhor aos demais, etc. (…) Desejando que a passagem do Papa Francisco por nossa Pátria constitua um acontecimento de Salvação, os abençoo (…)”.

Esta será a terceira vez que um Pontífice visitará a ilha caribenha. Seus predecessores, São João Paulo II e Bento XVI também o fizeram nos anos 1998 e 2012, respectivamente. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas