Irmãs Assumpcionistas: 150 anos da Fundação e 80 em missão no Congo
Butembo-Beni – República do Congo – (Terça-feira, 18/08/2015, Gaudium Press) – No dia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, as Irmãs Oblatas da Assunção, conhecidas como Assumpcionistas, celebraram seus 150 anos de existência e 80 anos de presença missionária nas dioceses de Butembo-Beni, na República Democrática do Congo.
As comemorações foram realizadas sobretudo por ocasião da Santa Missa presidida por Dom Sikuli Melquisedeque, Bispo de Butembo-Beni, e concelebrada por vários sacerdotes.
As Assumpcionistas têm sede em Nîmes, na França e foram fundadas em 1865 pelo Venerável Padre Emmanuel d’Alzon, para as Missões Orientais, tendo como meta, mais especificamente, a Bulgária.
Mas as Irmãs Oblatas da Assunção, rapidamente, tornaram-se missionárias também em outros países e continentes.
Foi em 23 de dezembro de 1935 que as primeiras irmãs chegaram ao Congo. Elas reuniram-se aos Assumpcionistas que lá já estavam desde 1928.
Após sua fundação, elas iniciaram os trabalhos mais próprios a elas, ou seja, ocupar-se de mulheres desde sua juventude até a idade avançada.
Para estar com aqueles que são pobres, eles estabeleceram escolas primárias e secundárias, centros de saúde, fundaram hospitais.
Enfrentando situações de guerra que ainda persistem e têm suas consequências graves, elas se tornaram aptas a cuidar daqueles flagelados pelas lutas.
Mais recentemente foi fundado um orfanato, além de um centro para jovens que tinham sido recrutados por grupos armados e agora são reintegrados na sociedade.
Entre esses jovens, alguns foram abandonados pelos pais e são conhecidos pela população como “meninos de rua”, porém as irmãs preferem chamá-los de “amigos de Jesus”.
Para comemorar os dois aniversários, na data da Assunção de Maria, seis irmãs emitiram seus votos perpétuos, quatro festejando seu jubileu de prata e uma no seu jubileu de ouro.
Em sua homilia, Dom Melchisédech tratou das virtudes e qualidades da Virgem Maria. Ele também pediu às irmãs que continuassem a se espalhar por todo o território da diocese de Butembo-Beni, de norte a sul.
Antes do final da Missa, Irmã Theodosia Kitwana, Superiora Geral das Oblatas da Assunção para a África, sublinhou as qualidades das Irmãs do Instituto.
Uma dessas qualidades a remeteu à Exortação Apostólica do Papa Francisco: “A alegria do Evangelho”. Para ela, as irmãs são chamadas a ser portadores da alegria. “Onde há um religioso, deve haver alegria”, destacou ela. (JSG)
Deixe seu comentário