Gaudium news > “Peregrino”: assim se chamará o ‘app’ que oferecerá informação sobre a JMJ de Cracóvia

“Peregrino”: assim se chamará o ‘app’ que oferecerá informação sobre a JMJ de Cracóvia

Cracóvia – Polônia (Terça-feira, 18-08-2015, Gaudium Press) Os jovens que participarem da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá dentro de um ano em Cracóvia, Polônia, poderão seguir o evento a partir de seus dispositivos móveis. A organização anunciou que em breve será apresentado o ‘app’ “Peregrino” que oferecerá uma completa informação às pessoas que se encontrem no evento da juventude católica.

Peregrino assim se chamará o 'app' que oferecerá informação sobre a JMJ de Cracóvia.jpg

A encarregada por desenvolver o aplicativo móvel será a empresa polonesa ‘Comarch’, que recentemente foi selecionada pela organização da JMJ como sua sócia tecnológica ao assinar um contrato com a Arquidiocese de Cracóvia. Ela terá a missão de criar um software que ofereça assistência e completa informação aos jovens peregrinos que cheguem à cidade europeia.

“O aplicativo estará disponível nas plataformas móveis mais importantes. Este sistema facilitará o trabalho dos peregrinos durante as celebrações do Dia Mundial da Juventude, e também lhes proporcionará a informação necessária sobre: o clima, o transporte, a alimentação, a saúde e a segurança. Também terão acesso às reflexões religiosas, orações e canções. Por outro lado, será uma fonte de grande quantidade de informação prática sobre a região, incluindo frases úteis em polonês”, explica a empresa de tecnologia em nota à imprensa.

Esta não é a primeira vez que se envolvem as Novas Tecnologias da Informação com uma JMJ. Em 2013, por ocasião da JMJ que se celebrou no Rio de Janeiro, a organização do evento colocou à disposição dos aplicativos para smartphones: “Rio 2013 Oficial” e “Voluntários JMJ Rio 2013”, o primeiro deles esteve dirigido para os peregrinos, o segundo, para os voluntários.

Ambos continham informação sobre os atos centrais, as catequeses, atos culturais e a agenda geral da JMJ; assim como localização de restaurantes, hotéis, pontos turísticos e o esquema de transporte da cidade brasileira, que foram de utilidade para os peregrinos. O ‘app’ para os voluntários continha ainda uma função especial para “abrir um caso ou incidente” para facilitar a atenção imediata e a pronta decisão dos organizadores.

Além disso, durante a JMJ Madri, que ocorreu em 2011, a organização fez uso das Novas Tecnologias para canalizar doações que apoiaram a realização do evento, assim como o “Fundo de Solidariedade” que se dispôs para que jovens de países menos favorecidos se fizessem presentes no encontro mundial.

Uma destas iniciativas foi a plataforma online ‘muchasgracias.info’, através da qual se canalizaram as doações particulares para a realização da Jornada, as quais tiveram múltiplos destinos como as inscrições ou becas para jovens na África, América Latina, ou asiáticos; ornamentos para as cerimônias religiosas, transporte para as pessoas com deficiência, entre outros. Além disso, se adiantou a campanha “SMS solidarias”, que consistia na doação de 1.20€ ao Fundo de Solidariedade da JMJ -destinado a ajudas econômicas para jovens de países menos favorecidos- por envio de mensagens de texto.

A XXXI Jornada Mundial da Juventude ocorrerá entre os dias 25 à 31 de julho De 2016. Terá por tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” e ocorrerá no Ano Jubilar da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco.

Desde o mês de julho se deu a abertura oficial do processo de inscrição. Os jovens interessados em participar deverão inscrever a partir da plataforma virtual da JMJ Cracóvia 2016. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas