Textos sagrados do Mundo Bíblico fazem parte de mostra nos EUA
Filadélfia – Estados Unidos (Terça-feira, 18-08-2015, Gaudium Press) “Sacred Writings. Extraordinary Texts of The Biblical World” -‘Escritos Sagrados. Textos Extraordinários do Mundo Bíblico’-, assim se intitula a mostra sobre tesouros bíblicos que foi inaugurada no dia 15 de agosto na Filadélfia, Estados Unidos. A exposição estará aberta para o público até o dia 07 de novembro e disponível para todos os peregrinos que se encontrem na cidade norte-americana entre os dias 22 a 27 de setembro para participar do Encontro Mundial das Famílias, que contará com a presença do Papa Francisco.
Organizada pelo Penn Museum de Filadélfia, a mostra tem por objetivo destacar as diferentes formas nas quais a Bíblia e as tradições em torno das Sagradas Escrituras foram representadas ao longo dos séculos e nos continentes, segundo descreveu L’Osservatore Romano em um artigo.
A mostra contêm fragmentos de papel antigo preparados pelo Penn Museum. Entre eles, se pode apreciar um antiquíssimo fragmento do Evangelho de Mateus no qual se encontra o início do Evangelho do Apóstolo, assim como uma ilustração da descendência de Jesus. Este foi escrito em papiro e em grego antigo do século III.
Entre os objetivos de valor, a exposição também conta com a primeira Bíblia Integral impressa no novo mundo, cuja tradução foi realizada pelo missionário puritano John Eliot e foi elaborada para os americanos de Massachusetts. Além disso, se pode ver a primeira tradução para o inglês do Novo Testamento, autorizada pela Igreja de Roma e impressa em 1582 na cidade de Reims, França; assim como um manuscrito em italiano no qual se ilustram os principais sucessos da Criação até a eleição do Papa Sixto IV que data de fins do século XV.
Pode-se apreciar também um Novo Testamento em doze idiomas: siríaco, hebreu, grego, latim, alemão, checoslovaco, italiano, espanhol, francês, inglês, danês e polonês; que foi escrito em 1599 pelo alemão Elias Hutter a Nuremberg.
A mostra conta também com objetos curiosos e muito antigos, como o caso de uma tábua de argila com caracteres sumérios cuneiformes de 1650, elaborada antes da era cristã. Ali está a primeira versão da grande inundação da Mesopotâmia.
Esta não é a única iniciativa em torno da história das Sagradas Escrituras que se podem apreciar nos Estados Unidos. A cidade de Nova York conta com um museu permanente e exclusivo para o estudo da Bíblia. Trata-se do Museum of Biblical Art (MOBIA) -Museu de Arte Bíblico-, cuja missão é a promoção da arte que se inspira na Bíblia, em sua cultura e em seu legado cristão. Para isso realiza exibições temporais, participa de programas educativos e oferece becas.
Também na Filadélfia se apresentará a partir do próximo dia 21 de agosto até 03 de janeiro de 2016 a exposição “Religious Liberty and the Founding of America” – ‘Libertad Religiosa y la Fundación de América’- na qual se destaca o papel da religião na construção da sociedade norte-americana. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário