São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude
Turim – Itália (Segunda-feira, 17/08/2015, Gaudium Press) – Em 16 de agosto de 1816, nascia um dos educadores mais importantes da história e um dos que mais se preocupou com a Juventude: Estamos falando de São João Bosco.
Dom Bosco nasceu em Castelnuovo, Turim. Foi ordenado sacerdote com 25 anos e desde cedo preocupou-se com as dificuldades dos jovens e a situação das crianças durante a época da chamada revolução industrial.
Para Dom Bosco, a educação era a chave para aliviar as dificuldades de então.
Ele passou seu tempo acompanhando os jovens nas ruas, nos cárceres onde, eles estivessem. Procurava melhorar a vida deles estando sempre com eles, ao seu lado, ensinado, trabalhando com eles com seu modo característico de evangelizar.
Seu apostolado foi grande e rendeu muito trabalho, muita luta e sacrifício. Mas os frutos vieram. E vieram abundantes.
Dentre esses frutos está um que deu inúmeros frutos e é como a coroa de sua obra: o Instituto Salesiano que ele fundou em 1864.
São João Bosco morreu em 1888, com 72 anos, mas sua obra não fez mais que crescer.
Os Salesianos estão hoje em 132 países onde continuam trabalhando para transformar, sobretudo os jovens, com a luz dos ensinamentos de Cristo e dando-lhes conhecimento e esperança.
Devoto fiel da Mãe de Deus, foi sempre protegido por Maria Auxiliadora, sendo uma de suas obras a ela dedicada: as Filhas de Maria Auxiliadora.
O Santo que foi Pai e Mestre da Juventude foi beatificado pelo Papa Pio XI em 1929 e foi canonizado por este mesmo Papa, quatro anos depois.
No ano do bicentenário do nascimento do Santo, comemorado no domingo 16 de agosto, os salesianos montaram um stand na “Expo Milan – 2015”, que foi denominado “Casa de Dom Bosco”.
Padre Claudio Belfiore, Delegado do Reitor salesiano na Exposição afirma ser simples o que deseja: “Queremos que a pessoa entre e se sinta bem-vinda. Depois ela é convidada a aprofundar, a aprender algo mais sobre Dom Bosco e, depois, seguir visitando a Expo”.
Um momento culminante desta celebração pelos duzentos anos de Dom Bosco foi a visita do Papa a Turim, quando o Santo Sudário foi exposto e o Papa foi até a Catedral para rezar diante dele.
A este propósito o Padre Roberto Gottardo, da Comissão Diocesana do Santo Sudário disse que “Muitas pessoas perguntam como é a exposição do Santo Sudário. Vai ser exibido só cinco anos depois da última exposição pública?”
E o Padre responde também com simplicidade:
“Pode-se dizer que Dom Bosco fez com que a exposição (do Santo Sudário) fosse possível (agora), fora da programação normal…”
As celebrações para honrar louvar a Deus pela vida e pelo legado deixado por São João Bosco não se limitam à Itália.
Toda a Família Salesiana, em todo o mundo, uniu-se para celebrações especiais onde o Santo Fundador é recordado e honrado. (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações Rome Reports
Deixe seu comentário