Gaudium news > Cardeal Pietro Parolin, no Seminário Maior de Dili, capital de Timor-Leste

Cardeal Pietro Parolin, no Seminário Maior de Dili, capital de Timor-Leste

Dili – Timor Leste (Sexta-feira, 14/08/2015, Gaudium Press) – Na quinta-feira (13/08), o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, presidiu, a celebração eucarística no Seminário Maior de Dili, capital de Timor-Leste.

Amanhã, sábado, dia 15, Festa da Assunção de Nossa Senhora, o purpurado preside celebração eucarística em comemoração dos 500 anos do início da evangelização no país.

No Seminário Maior, depois de saudar os bispos Dom Basílio do Nascimento e Dom Norberto do Amaral, o reitor, os formadores e demais funcionários do seminário, além dos seminaristas, o Cardeal Parolin iniciou sua homilia com palavras do Profeta Jeremias:

“Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações”.

“Foi o Senhor quem os chamou, os escolheu, estendeu a sua mão e os conduziu para ser trabalhadores de sua vinha. Em todo o percurso de suas vidas no seminário, esta convicção profunda deve estar em seus corações”, disse o Cardeal.

O Secretário de Estado Vaticano manifestou a alegria de celebrar a missa em Timor-Leste e estar com os seminaristas “que são o futuro da Igreja nesta nação” que os espera como “pastores e guias espirituais que conduzem as pessoas para Deus, fonte de nossa vida, nossa fé e nossa vocação”.

É Deus quem nos escolhe, disse o purpurado, e esta verdade o Papa Francisco recordou aos sacerdotes no encontro com o clero, religiosos, religiosas e seminaristas em 8 de julho passado, no Equador, durante sua viagem apostólica à América Latina, lembrou Dom Parolin: “Todos os dias renovem esta convicção de que tudo é dom, a convicção de que o ter sido escolhido é gratuidade. Não é merecimento nosso”, disse o pontífice naquela ocasião.

O purpurado repetiu as palavras “todos os dias”, para convidar os seminaristas a viverem o tempo de formação no seminário com responsabilidade e diligência:

“A formação ao sacerdócio é o desenvolvimento do ser discípulo do Senhor que requer uma relação íntima com Jesus e um ardente desejo de ser enviado para servir. Este deve ser o nosso trabalho e a nossa oração todos os dias para nos tornarmos discípulos missionários. Enquanto todo membro da Igreja é chamado a ser discípulo missionário, o sacerdote deve ser modelo para sua vida”. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas