Gaudium news > Documentário sobre a beleza da vida consagrada feminina é lançado nos EUA

Documentário sobre a beleza da vida consagrada feminina é lançado nos EUA

Redação (Sexta-feira, 14-08-2015, Gaudium Press) Mostrando a beleza da vida consagrada feminina, o Council of Major Superiors of Women Religious (CMSWR) -Conselho de Superiores Maiores de Mulheres Religiosas- dos Estados Unidos lançará durante a solenidade da Assunção da Virgem Maria, próximo sábado 15 de agosto, o documentário “For love alone”.

Documentário sobre a beleza da vida consagrada feminina é lançado nos EUA 1.jpg

Com 18 minutos de duração, o audiovisual -promovido pelo organismo que na nação norte-americana reúne as superioras maiores das congregações femininas-, busca ressaltar a vitalidade da vida religiosa nos Estados Unidos, além de mostrar a beleza desta opção vocacional.

Justamente um dos aspectos que ressalta o documentário é o crescimento que se observou de várias congregações com presença nos Estados Unidos, como são as Sisters for Life e as Missionárias da Caridade, que participam do audiovisual.

O CMSWR é uma associação que foi aprovada pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica durante o Pontificado de São João Paulo II em outubro de 1995. O conselho promove a colaboração e a intercomunicação entre as congregações de vida consagrada feminina, os Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) e a Santa Sé. Na atualidade o CMSWR representa por volta de 20% das religiosas estado-unidenses.

A alegria: o segredo da beleza da vida consagrada

Na Carta Circular “Alegrai-vos”, dirigida aos consagrados e consagradas por ocasião do Ano da Vida Consagrada e fazendo eco do Magistério do Papa Francisco, se assinala que a beleza desta vocação radica precisamente na alegria: “‘Esta é a beleza da consagração: é alegria, a alegria…’ A alegria de levar a todos a consolação de Deus (…). ‘Não há santidade na tristeza'”.

Tema que também abordou o pontífice em abril ao dirigir uma mensagem aos participantes do Congresso de Formadores da Vida Consagrada que organizou a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Naquela oportunidade o Papa expressou: “estou convencido também de que não há crise vocacional ali onde há consagrados capazes de transmitir, com seu testemunho, a beleza da consagração. Se não há testemunho, se não há coerência, não haverá vocações. E a este testemunho estais chamados. Este é vosso ministério, vossa missão. Não sois somente ‘mestres’; sois sobretudo testemunhas do seguimento de Cristo em vosso próprio carisma. E isto pode se fazer se a cada dia se redescobre com alegria o fato de ser discípulos de Jesus”.

Documentário sobre a beleza da vida consagrada feminina é lançado nos EUA 2.jpg

Um convite do qual também fez eco o Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Dom José Rodríguez Carballo, diante do início do Ano da Vida Consagrada, que começou no dia 02 de fevereiro do presente ano: “Demos testemunho gozoso, alegre da beleza da vocação com a qual temos enriquecido sem mérito próprio. É um dom, é uma graça e nós queremos apesar das dificuldades pessoais, institucionais, queremos dizer que é belo seguir a Jesus como consagrados”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas