Mortos pelo tufão Morakot em Taiwan passam de 500
Taipé (Sexta, 14-08-2009, Gaudium Press/Asia News) O número de vítimas do tufão Morakot pode passar de 500, no vilarejo onde a passagem do tufão levou mais destruição equipes de resgate temem que mais de 390 pessoas tenham sido “soterradas vivas”. A emergência continua na província de Taiwan, duramente atingida no último fim de semana pela forte tempestade tropical, cuja região sul foi uma das áreas mais abaladas e onde rios de lama enterraram casas, rodovias e pontes.
O presidente da província de Taiwan, Ma Ying-jeou, disse que estima o número de vítimas em “mais de 500”.
Atualmente, o total oficial de mortos está em 117, mas um oficial da Agência de Incêndios Nacional – envolvida nas operações de socorro – afirmou hoje que “mais de 390 pessoas podem ter sido soterradas vivas” no vilarejo de Hsiaolin, um dos mais castigados pelo tufão.
Morakot atingiu o continente em Taiwan no último fim de semana, provocando quase dois metros de chuva. Foi a pior enchente dos últimos 50 anos. O prejuízo para a agricultura passa dos 200 milhões de dólares e milhares de casas estão sem água ou luz.
No vilarejo de Hsiaolin, centenas de pessoas foram resgatadas por helicópteros enviados pelo governo de Taiwan. No coração da província, no entanto, a controvérsia política está a todo o vapor: ontem, membros da oposição e sobreviventes da tragédia acusaram o presidente de “ineficiência” nas operações de resgate, com considerável agravamento no número total de vítimas.
Deixe seu comentário