Festa, Trabalho e Oração no ritmo da vida familiar: novo percurso de reflexões do Papa
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 12/08/2015, Gaudium Press) – A Audiência Geral desta quarta-feira foi realizada na Sala Paulo VI.
Sete mil pessoas lotaram a sal a para rezar com o Papa e ouvir suas palavras na catequese que normalmente é desenvolvida pelo Pontífice.
E hoje o Papa Francisco anunciou o início de um novo ciclo de catequese, ainda dentro do assunto Família:
“Hoje damos início a um pequeno percurso de reflexão sobre três dimensões que articulam, por assim dizer, o ritmo da vida familiar: a festa, o trabalho e a oração”, disse o Papa.
Fundamentando-se no Genesis, Francisco afirmou que “A festa é uma invenção de Deus”. “Deus nos ensina sobre a importância de dedicar um tempo para contemplar e usufruir daquilo que, no trabalho, foi bem realizado”. “Falo do trabalho, naturalmente, não somente sobre ofício e profissão, mas no sentido mais amplo: toda ação com a qual nós homens e mulheres podemos colaborar com a obra criadora de Deus”, precisou ele.
Para Francisco, a festa não é a preguiça de estar na poltrona, ou a sensação de uma vã evasão. “A festa é, antes de tudo, um olhar amoroso e de gratidão sobre o trabalho desenvolvido”, disse.
Afirmando que o tempo de festa é sagrado porque nele Deus está presente de maneira especial, Francisco disse que a Eucaristia dominical “concede à festa toda a graça de Jesus Cristo: a sua presença, o seu amor, o seu sacrifício, o seu fazer-se comunidade, o seu estar conosco… E, assim, todas as realidades recebem um sentido pleno: o trabalho, a família, as alegrias e as fadigas cotidianas, tudo é transfigurado pela graça de Cristo.
Para encerrar, o Papa recordou ainda que “A festa é um precioso presente de Deus à família humana: não estraguemos isso”. (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano
Deixe seu comentário