Gaudium news > Uruguai celebrou o Dia Nacional da Catequese pedindo mais vocações

Uruguai celebrou o Dia Nacional da Catequese pedindo mais vocações

Montevidéu – Uruguai (Terça-feira, 11-08-2015, Gaudium Press) Com o lema “Levanta-te, como… te falta muito por caminhar!”, a Igreja no Uruguai celebrou no último domingo, 09, o Dia da Catequese. Por ocasião da jornada, Dom Carlos Collazzi, Bispo de Mercedes e Presidente do Departamento de Catequese da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU) dirigiu uma mensagem aos fiéis aos quais chamou a reconhecer o importante serviço dos catequistas e exortou a eles elevar uma ação de graças a Deus pelo dom de seu ministério.Uruguai celebrou o Dia Nacional da Catequese pedindo mais vocações.jpg

“A celebração do Dia Nacional da Catequese convoca a todas as comunidades a dar graças a Deus pelo ministério dos Catequistas nas dez Dioceses de nosso Uruguai e pedir vocações para este serviço fundamental na vida da Igreja”, expressou o prelado ao iniciar a carta.

Também agradeceu o trabalho que realiza cada catequista: “Recebam vocês Catequistas a saudação agradecida por tudo o que são e significam para a Igreja. A recordação se estende a tantos que nos precederam nesta missão!”.

Depois, referindo-se ao Evangelho do Dia, Dom Collazi recordou que a Missa é o centro e fonte da vida cristã e, especialmente, de quem ensina e transmite a Palavra de Deus: “Nosso coração de crentes se dirige em seguida à Missa, alimento para o caminho, convite constante ao encontro com Ele, e a fazer a Ela o auge e fonte de nossa vida de cristãos e de todo Catequista”.

“Há 50 anos o Concílio teve umas preciosas palavras que são, domingo a domingo, um forte convite: ‘que os fiéis participem nela consciente, ativa e frutuosamente”, acrescentou o Presidente do Departamento de Catequese da CEU.

Concluindo, também fez eco das Orientações Pastorais que o Episcopado Uruguaio entregou para o caminho da formação cristã: “Com as Orientações Pastorais da CEU queremos percorrer o caminho, buscando e favorecendo ‘o encontro com Jesus, promovendo o primeiro anúncio com a presença, o testemunho, o diálogo e o kerigma; realizar verdadeiros processos de Iniciação Cristã de Adultos, que levem a confessar a Fé, celebrar a Missa dominical, viver a caridade e ser testemunhas de Cristo”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas