As Muralhas de Ávila se vestem de Santa Teresa com um espetáculo multimídia
Ávila – Espanha (Sexta-feira, 07-08-2015, Gaudium Press) Fé, arte e novas tecnologias se reuniram em um só lugar para render uma homenagem a Santa Teresa de Jesus. A Universidade Católica de Ávila, por ocasião do V Centenário Interuniversitário “Santa Teresa de Jesus, Mestra da Vida” que ocorreu entre os dias 1 e 3 de agosto-, apresentou sobre as muralhas de Ávila o ‘video maping’ “A andariega de Deus”, um espetáculo multimídia sobre a vida da reformadora do Carmelo.
A projeção ocorreu no último domingo, 02 de agosto, no lado norte da muralha; um espetáculo que foi apreciado por milhares de pessoas, que presenciaram como o monumento da cidade espanhola se convertia em uma imensa tela que narrou os momentos mais importantes de Teresa de Jesus.
“O espetáculo propõem um guia que gira em torno da vida da Santa, centrando-se de maneira especial em seus vinte anos de campanha espiritual, consagrada à reforma do Carmelo”, expõem a partir do site web do Congresso Interuniversitário da Santa.
O show faz uma especial ênfase nas fundações de Santa Teresa de Jesus, que são apresentadas através de uma máquina do tempo que viaja ao passado e percorre a geografia espanhola nos lugares onde a mística espanhola fundou conventos e vilas. “Dividido em três cenas: ‘Gênese de uma aventura ao divino’, ‘Em saída permanente’ e ‘Ao encontro definitivo’, o espetáculo vai percorrer diferentes momentos da vida da Santa, a partir de seu retiro religioso no Convento da Encarnação de Ávila até sua morte em Alba de Tormes”, explicam.
Além das luzes, que variam em grande diversidade de tonalidades, o som -com banda sonora original- e as poesias da santa projetadas, o que mais chamou a atenção deste espetáculo, foi as ilusões óticas geradas sobre a muralha que parece cobrar vida. “Graças à técnica do ‘video mapping’, uma nova ferramenta de projeção em grande formato, é possível dar vida aos edifícios recriando ilusões óticas e outorgando volume e tridimensionalidade às superfícies de projeção”, completam.
O espetáculo multimídia foi apresentado novamente na última quinta-feira, 06, às 22h30 diante de mais de cinco mil jovens que participam esta semana do Encontro Europeu de Jovens que leva por lema “Em tempos difíceis, amigos fortes de Deus”, também inspirado em Santa Teresa.
Para a produção multimídia foi necessário o uso de 80 mil luzes de projeção, 50 cabeças robóticas de iluminação, 100 mil watts de som, e mais de três quilômetros de cabo; que foi possível 250 metros lineares de espetáculo.
A direção artística e técnica esteve a cargo da empresa especializada em espetáculos audiovisuais e multimídia ‘Xtrañas Producciones’. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário