Eventos que encerrarão o Bicentenário de Dom Bosco são iniciados em Turim
Turim – Itália (Sexta-feira, 07-08-2015, Gaudium Press) Foi um ano de graça para a Família Salesiana, assim como para os devotos de São João Bosco, que desde agosto de 2014 se refletiu no passado e vida de seu Santo Fundador para “olhar o presente com confiança e para sonhar com o futuro na evangelização e missão educativa com energia e novidade do Evangelho”, como expressou Dom Ángel Fernández Artime, Reitor Maior dos Salesianos, ao dar abertura há um ano às celebrações pelo Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco.
Justamente este tempo de graça será encerrado no próximo dia 16 de agosto, data na qual se comemora o 200º aniversário do natalício do Santo italiano, e a Congregação Salesiana, assim como a Família por ele fundada ao redor do mundo, se prepara para vivê-lo de uma maneira muito especial com diversas atividades que marcarão o encerramento do histórico ano.
O epicentro da celebração será em Turim, de onde partiu ao mundo a obra de Dom Bosco. Vários serão os eventos que reunirão na cidade italiana à Família Salesiana, o primeiro deles é o VII Congresso Internacional de Maria Auxiliadora, que desde a última quinta-feira, 06, reúne por volta de mil pessoas de todo o mundo em torno do lema “Da casa de Maria até nossos lares”.
Este Congresso, organizado pela Associação de Maria Auxiliadora, ocorrerá até domingo, 09, e tem por objetivo ressaltar a presença maternal de Maria, a partir de sua invocação de ‘Auxílio dos Cristãos’, recordando que Ela é Mãe da Igreja e dos cristãos.
O outro grande evento, que será preparatório ao encerramento do Ano Jubilar, será o Encontro do Movimento Juvenil Salesiano que se celebrará também em Turim de 10 a 16 de agosto. Está previsto que para essa semana participem mais de 5 mil jovens procedentes das casas salesianas de todo o mundo.
“Como Dom Bosco com os jovens para os jovens”, será o tema deste evento que busca ser um espaço para que os jovens compartilhem, se aprofundem e olhem em perspectiva do futuro a experiência do movimento juvenil, como disse o Padre Fabio Attard, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana, que foi citado pela ANS: “O legado deste Ano do Bicentenário deve ser o impulso renovado no coração de cada um de nós deste fogo que ardeu no coração de nosso Pai e Mestre, Dom Bosco”.
Durante os primeiros dias do encontro ocorrerá sessões matutinas de reflexão, que seguirão o quarto dia com uma jornada de Reconciliação, onde os jovens poderão aproximar-se do Sacramento da Confissão. Nas tardes, se preveem peregrinações aos lugares de Dom Bosco e dos santos sociais de Turim, assim como à Catedral ‘Duomo’ da cidade italiana, que resguarda o Santo Sudário.
No dia 15 de agosto ocorrerá uma peregrinação à Castelnuovo, ao ‘Colle Don Bosco’, onde se encontra a Basílica dedicada ao Santo. Ali os jovens participarão na noite de uma grande vigília de oração em preparação ao dia 16 de agosto, data do 200º aniversário de nascimento de São João Bosco.
O encerramento será no lugar do nascimento do Santo com uma celebração Eucarística presidida pelo Reitor Maior dos Salesianos às 10h. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário