Gaudium news > Timor Oriental, o país mais jovem da Ásia, assinará Concordato com a Santa Sé

Timor Oriental, o país mais jovem da Ásia, assinará Concordato com a Santa Sé

Dili (Sexta-feira, 07-08-2015, Gaudium Press) Timor Oriental, o país de mais recente criação da Ásia, é também um dos mais católicos do mundo. Com uma povoação católica superior ao 96% dos habitantes, esta nação independente desde 2002 está pronta para assinar um Concordato com a Santa Sé no próximo dia 15 de agosto, quando se celebram os 500 anos da evangelização do país com a chegada dos Portugueses.

Timor Oriental, o país mais jovem da Ásia, assinará Concordato com a Santa Sé.jpg

O Primeiro Ministro do país, Rui Maria de Araujo, explicou à UCANews a importância deste trabalho pela identidade católica da nação. “Timor Oriental é um dos países mais católicos do mundo”, afirmou, destacando que a Fé e a língua portuguesa “são dois elementos que deram forma a nossa identidade como nação”.

A nação agradeceu oficialmente à Igreja Católica o “grande apoio espiritual, humano e material ao povo do Timor” e declarou que contribuiu decisivamente no processo de independência do país. De fato o Vaticano reconheceu a independência administrativa da Igreja no Timor Oriental com respeito à Conferência de Bispos da Indonésia durante o período de ocupação, desde 1975 a 2002, e é um dos apenas 17 países nos quais a pequena nação abriu uma embaixada.

Além das boas relações entre Timor Oriental e a Santa Sé, ainda era necessário que se ratificasse um Concordato que regule as relações entre o estado e a Igreja, permitindo o livre apostolado e deixando uma base firme para a ação da Igreja no país. A povoação do país, cuja maioria absoluta é católica, é de apenas 1.201.500 habitantes. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas