Gaudium news > Reunião define linhas de ação da Igreja do Rio Grande do Sul

Reunião define linhas de ação da Igreja do Rio Grande do Sul

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 06/08/2015, Gaudium Press) – Nos dias 4 e 5 de agosto, em Porto Alegre, os Organismos do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o Rio Grande do Sul, estiveram reunidos para definir as linhas de ação da Igreja Católica no Estado. O encontro contou com a participação da presidência do Regional Sul 3, a Comissão Episcopal de Pastoral, os coordenadores diocesanos de pastoral e dos setores regionais.

Durante a reunião foram traçadas estratégias e procedimentos para a concretização das cinco linhas de ação definidas pela Assembleia da Ação Evangelizadora, realizada no mês de junho. Segundo a assessoria de comunicação da Diocese de Erexim, estas linhas de ação correspondem às urgências indicadas pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, definidas pela Assembleia da CNBB em abril passado.

Foram definidos os seguintes pressupostos das linhas de ação: experiência do encontro com Jesus Cristo; comunhão com a Igreja do Vaticano II e do magistério do Papa Francisco; sintonia com os sinais dos tempos da mudança de época e apropriação da metodologia e formação na ação.

A primeira linha de ação definida é: conversão pastoral em vista de uma “Igreja em saída”. A ideia é promover a Pastoral de Conjunto, fortalecendo a identidade missionária na ação evangelizadora. Para colocar em prática essa linha de ação serão articulados e criados Conselhos Missionários e organizadas iniciativas missionárias indo ao encontro dos socialmente excluídos e moralmente perdidos.

Já a segunda linha de ação é o processo da Iniciação à Vida Cristã com uma catequese de inspiração catecumenal. Tem como estratégia promover o processo da Iniciação à Vida Cristã como eixo integrador de toda a ação eclesial. Para este projeto, haverá uma Comissão Animadora Regional, material para o percurso formativo e será valorizado o itinerário catequético da CNBB.

Discipulado Missionário centrado na Palavra de Deus é a terceira linha de ação, que visa incrementar a Animação Bíblica da Vida e da Pastoral no Regional. Os procedimentos serão os seguintes: constituir uma Comissão Animadora Regional. Garantir a Leitura Orante da Palavra de Deus nos subsídios pastorais e motivar a prática da Leitura Orante nas Reuniões e Encontros Pastorais.

A quarta linha de ação é a revitalização das pequenas comunidades em vista de uma “Nova Paróquia: Comunidade de Comunidades”. O objetivo é fortalecer a vivência comunitária da fé cristã. Para isso, será promovida a setorização da paróquia no espírito do Documento 100 da CNBB e também os Conselhos Pastorais e os ministérios na perspectiva da comunhão e participação. Além disso, será organizada a Pastoral do Dízimo no espírito de partilha e compromisso comunitário.

Por fim, a quinta e última linha de ação é a Igreja profética e misericordiosa a serviço da vida, que tem como meta assumir o cuidado da vida e da casa comum. Os procedimentos são: capacitar pessoas para atuarem nas instâncias decisórias da sociedade; fortalecer as Pastorais Sociais e revitalizar os organismos de interação com a sociedade e evitar a comercialização e consumo de álcool nos espaços da comunidade. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas