Espiritualidade, formação e reflexão reunirão aos consagrados de Vida Contemplativa em Bogotá
Bogotá – Colômbia (Quinta-feira, 06-08-2015, Gaudium Press) Continuando com as iniciativas em torno do Ano dedicado à Vida Consagrada, convocado pelo Papa Francisco, a Igreja na Colômbia realizará em setembro o Encontro Nacional de Vida Contemplativa.
O evento será entre os dias 07 e 11 de setembro na casa de Espiritualidade da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), e é organizado pelo Departamento de Ministérios Ordenados do organismo eclesial, cujo objetivo é a coordenação e o impulso da ação pastoral a favor da animação vocacional, e o sustento da fraternidade entre as comunidades de vida consagrada.
A iniciativa propõem um espaço de espiritualidade, formação e reflexão que favoreça o encontro com a vida consagrada contemplativa presente na Colômbia com o propósito “de contribuir com o crescimento humano, cristão e vocacional” entre as realidades contemplativas.
As jornadas de trabalho se desenvolverão em torno de conferências, trabalhos em grupo e um retiro espiritual que ocorrerá nos primeiros dias e levará por tema “A Misericórdia do Pai”. As atividades formativas falarão sobre a dimensão humana, teológica, social e espiritual da vida contemplativa.
Como parte das atividades, os consagrados de vida contemplativa que participem do encontro realizarão uma peregrinação à Catedral de Sal do município de Zipaquirá, que se situa a 48 quilômetros de Bogotá. Ali levarão a cabo um momento de oração e pedirão especialmente pela paz na Colômbia.
Acompanhará este encontro Dom Alejandro Castaño, Presidente da Comissão de Vida Consagrada da Conferência Episcopal da Colômbia.
O Papa Francisco na Carta Apostólica que dirigiu a todos os consagrados do mundo por ocasião do Ano da Vida Consagrada escreveu: “espero que toda forma de vida consagrada se pergunte sobre o que Deus e a humanidade de hoje pedem”. Chamando de modo especial aos mosteiros e grupos de orientação contemplativa para que se reúnam entre si “para trocar experiência sobre a vida de oração, sobre o modo de crescer na comunhão com toda a Igreja, sobre como apoiar aos cristãos perseguidos, sobre a forma de acolher e acompanhar aos que estão em busca de uma vida espiritual mais intensa ou tem necessidade de apoio moral ou material”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário