Cardeal colombiano diz ter mantido contato telefônico com líderes das Farc
Bogotá (Quinta, 13-08-2009, Gaudium Press) O cardeal colombiano no Vaticano e ex-presidente da Congregação para o Clero e da pontifícia comissão Ecclesia Dei, Darío Castrillón, afirmou nesta ontem que vem mantendo contatos telefônicos com as Farc desde abril do ano passado.
“Tenho muita fé, é uma luz de esperança que eu não perco”, disse o cardeal sobre as conversas com o grupo.
O purpurado destacou a intenção da Igreja em ser interlocutora do governo de Alvaro Uribe com a guerrilha e ‘buscar saídas que devolvam a paz à Colômbia’.
Depois do aval do presidente em julho, a Conferência Episcopal da Colômbia e a senadora de oposição Piedad Córdoba passaram a trabalhar juntos pela libertação de sequestrados por iniciativa da própria guerrilha.
De acordo com agências internacionais, Alfonso Cano, líder do grupo há pouco mais de um ano, chegou a dizer a uma revista local que estava disposto a negociar com o governo e encerrar o conflito que já dura quatro décadas. No entanto, Cano disse não ter recebido nenhuma resposta de Uribe.
Campanha
A campanha de segurança do presidente Álvaro Uribe, com ajuda financeira dos Estados Unidos, conseguiu enfraquecer as Farc nos últimos anos. A guerrilha está isolada em áreas remotas e a violência diminuiu, mas as conversas para acabar com a insurgência mais antiga da América Latina ainda parecem distantes.
Deixe seu comentário