Festa de Sant’Ana movimenta comunidades na Bahia
Salvador – Bahia (Terça-feira, 21-07-2015, Gaudium Press) “A Vida Consagrada na Igreja: Evangelho, profecia, esperança” é a temática da Festa litúrgica dedicada a Sant’Ana, considerada pelos católicos a avó de Nosso Senhor Jesus Cristo, na comunidade que leva o nome da Virgem Santíssima, no Rio Vermelho, em Salvador.
Até o dia 25, a paróquia celebra um novenário em honra a padroeira, sempre às 19h, sendo que a cada noite os fiéis são convidados a colaborar com um gesto concreto.
No dia seguinte, 26 de julho, ocorre a Santa Missa no período matutino, às 6h, dedicada aos pescadores. Às 7h30 e às 9h30, a cerimônia será pelos avós, e às 11h, acontece uma procissão marítima, junto com o Ofício da Hora Média às 12h, que ficará sob responsabilidade das comunidades de Vida Consagrada.
Mais tarde, às 15h, haverá a oração do Terço da Misericórdia, e depois, uma procissão com a imagem da padroeira, às 18h, percorrendo algumas ruas do bairro do Rio Vermelho.
O bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva preside a Missa Solene às 19h.
Por sua vez, a Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, no bairro de Nazaré, as festividades em homenagem a Padroeira prosseguem até 25 de julho, tendo como motivação a frase do Papa Francisco: “Toda a renovação na Igreja há de se ter como alvo a missão, para não cair vítima de uma espécie de introversão eclesial”, e como tema “A conversão pastoral para uma nova paróquia”.
A abertura oficial dos festejos aconteceu no dia 19, com toque de sinos e queimas de fogos.
A partir desta terça-feira, 21, até 24 de julho será feito o tríduo preparatório, em vista do dia festivo, 26, quando haverá uma alvorada às 6h30 e Missas às 7h, 9h e 11h.
No dia de Sant’Ana, a recitação do Terço da Misericórdia com a bênção do Santíssimo Sacramento será feia 17h. Prosseguindo, haverá Missa Solene às 18h, presidida pelo bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite. Vale lembrar que neste mesmo dia serão feitos atendimentos para confissões das 8h às 11h. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador
Deixe seu comentário