Santuário localizado no Rio de Janeiro recebe o título de Basílica Menor
Rio de Janeiro (Sexta-feira, 17-07-2015, Gaudium Press) A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos autorizou nesta sexta-feira, 17, o Decreto que concede o título de Basílica Menor à igreja paroquial de São Sebastião, localizada na Tijuca, no Rio de Janeiro.
Em carta direcionada ao Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, Cardeal Robert Sarah, comunica a boa nova para a Igreja carioca:
“A concessão deste título a esta importante igreja, intensificando o vínculo particular com a Igreja de Roma e com o Santo Padre, quer promover a sua exemplaridade como verdadeiro centro de ação litúrgica e pastoral na Diocese. Por isso, o Dicastério toma a liberdade de recordar-Lhes as concessões anexas ao título de Basílica Menor e os compromissos litúrgicos e pastorais, citados nos capítulos III e IV do Decreto Domus Ecclesiae do 9 novembre 1989 (cf. Noticiae 26 [1990] 15-17, e Acta Apostolicae Sedis 82 [1990] 438-440)”.
O Santuário de São Sebastião, na Tijuca, administrado pelos Frades Capuchinhos, declarado arquidiocesano recentemente, é considerado um templo de especial valor afetivo para o Rio, uma vez que vem guardando há tempos as três relíquias de fundação da cidade: o marco de fundação, os restos mortais de Estácio de Sá e a imagem histórica de São Sebastião, que foi trazida pelo fundador. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro
Deixe seu comentário